Pq não se representa vetor em uma dimensão? Não pode?
Na cinemática escalar, o movimento se dá em uma dimensão, não se usa vetor, porém se usa a ideia de orientação, que se dá pelo sinal de positivo e negativo. Se tem orientação, por qual motivo o nome é cinemática ESCALAR?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Sim, pode se usar vetor em 1D, mas não é "necessário"
Explicação:
O conceito de vetor, de forma simplificada, é um ente matemático que representa módulo, direção e sentido de uma grandeza, certo?
Quando tratamos de problemas em uma dimensão, o que nos interessa a respeito das grandezas são sua magnitude (quem é mais rápido, mais acelerado ou mais distante em relação a um referencial) e, como você mesmo disse, a orientação (positiva a favor da trajetória ou após a nossa referência; negativa quando contra a trajetória ou anterior à nossa referência)
Note que obtemos todas as informações necessárias a partir de um valor numérico e um sinal - ou seja, de forma ESCALAR. Os conceitos de direção e sentido sequer se aplicam bem, pois em uma dimensão, a direção é única e o sinal descreve o sentido de forma satisfatória.
Quanto à sua segunda pergunta, o fato de haver orientação não desqualifica o termo "escalar" (até porque QUALQUER GRANDEZA possui uma orientação. Pense a respeito disso numa escala termométrica ou com energia de um sistema: os sinais seguem uma orientação padrão - "abaixo de 0 °C" ou "perda de energia a partir de um estado inicial", por exemplo.
Nada do que falei IMPEDE QUE OS VETORES SEJAM USADOS EM PROBLEMAS DE UMA DIMENSÃO. Entretanto, seria um formalismo desnecessário, visto que os valores escalares fornecem todas as informações necessárias.