História, perguntado por limacintia123451, 1 ano atrás

pq marechal deodoro saiu da presidencia

Soluções para a tarefa

Respondido por higorsilva4
1
Embora estivesse vencido a eleição ,Deodoro não contava com suficiente apoio politico para governar com tranquilidade.Sofria oposição da oligarquia ,que dispunha de diversos representantes no Congresso Nacional. 
Não conseguindo conviver politicamente com o Congresso ,Deodoro dissolveu-o em 3 de novembro de 1891,mandando prender seus principais lideres.Essa atitude autoritaria representava grave desrespeito á Constituição.Uma forte oposição politica foi organizada contra ele ,incentivada pelas oligarquias ,em protesto contra o autoritarismo,do governos os trabalhadores Da Estrada de Ferro Central do Brasil decidiram entrar em greve .Enquanto isso a marinha liderada pelo almirante /Custodio Jose de melo ,ameaçava bombardear o rio de Janeiro,no episodio conhecido como a primeira revolta da armada . 
Diante da situação ,Deodoro RENUNCIOU á presidencia da republica em 23 de novembro de 1891. 
Seu cargo foi ocupado pelo vice o marechal Floriano Peixoto 
Respondido por Usuário anônimo
0
 A pedido do Floriano Peixoto, o almirante Custódio de Melo que estava a bordo do Encouraçado Riachuelo na Baia de Guanabara, ameaçou bombardear o Rio de Janeiro, na época capital da nação, caso o marechal Deodoro não renunciasse. Cedendo às pressões, o presidente renunciou ao cargo, que foi assumido por Floriano Peixoto.
Perguntas interessantes