História, perguntado por gomesfabi223, 6 meses atrás

Povos e Reinos Africanos: (PUC Rio–2008) Costumam alguns senhores dar aos escravos um dia em cada semana para plantarem para si, mandando algumas vezes com eles o feitor para que não se descuidem. E isto serve para que não padeçam fome, nem cerquem cada dia a casa de seu senhor pedindo-lhes a ração de farinha. Porém não lhes dar farinha nem dia para a plantarem, e querer que sirvam de sol a sol no partido, de dia e de noite com pouco descanso no engenho, como se admitirá no Tribunal de Deus sem castigo? ANTONIL. Cultura e opulência do Brasil por suas drogas e minas, 1711. A partir da citação anterior e de seus conhecimentos sobre a sociedade colonial da América Portuguesa. Qual a afirmativa é correta? * 2

Soluções para a tarefa

Respondido por RayanaSE
0

A sociedade colonial da América portuguesa se inicia em 1531 com a chegada da comitiva de 400 pessoas de Martim Afonso de Sousa, donatário responsável pela Capitania de São Vicente (com partes dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná).

O Brasil era povoado principalmente de portugueses, índios e escravos, com uma quantidade escassa de mulheres, favorecendo assim a miscigenação brasileira (ver link abaixo).

Com o primeiro governador-geral Tomé de Sousa, em 1549, chegaram os integrantes do funcionalismo público. Várias outras profissões faziam parte da colonização por meio das diversas embarcações aportando com sonhadores para "fazer fortuna".

A complexidade desta sociedade ocorreu nos séculos XVII e XVIII, com a expansão e exploração dos recursos naturais. A classe dos funcionários públicos se expandia nas cidades e vilas, porém com as riquezas minerais de Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso cresciam também os aventureiros.

A partir de 1700 e até 1822, há uma expansão dos escravos em terras brasileiras. A posse de escravos era considerada uma posição social privilegiada, que comumente os expunha andando juntamente com seus senhores nas vilas. O status social pela posse de escravos era verificado com brancos, negros alforriados e mestiços senhores de escravos.

Em 1759, o governo colonial expande uma política para casamentos mistos, principalmente pela integração indígena no país. Os escravos, além da principal força de trabalho, também contribuem para a etnia brasileira, com as escravas e seus filhos mestiços.

Os mais abastados na sociedade enviavam seus filhos para cumprir os estudos na Europa. Nas áreas rurais, os engenhos dos fazendeiros e suas famílias possuíam arrendatários, feitores e capangas para mantes os escravos em ordem na propriedade. A manutenção de escravos era dispendiosa, além de seus preços também serem elevados (daí o motivo de status social com a posse).

A alimentação era de obrigação dos proprietários que tinham ciência que o não cumprimento poderia trazer consequências indesejadas.

A cessão de terras para o cultivo dos escravos ocorria tanto para lhes melhorar a alimentação quanto para retirar esta obrigação dos senhores. Entretanto, foi uma prática aperfeiçoada, pois não era comum em todos os engenhos, já que tinham o objetivo de produção açucareira como primordial.

Para mais informações sobre a miscigenação brasileira, acesse:

https://brainly.com.br/tarefa/50292164

Perguntas interessantes