Povo de crentes, diz-se facilmente, para caracterizar a atitude religiosa da Europa feudal Nada será mais justo, se isso significar que toda a concepção do mundo da qual estives- se excluido o sobrenatural era profundamente impenetrável para os espíritos daquele tempo, e que, mais concisamente, a imagem que eles tinham dos destinos do homem e do Universo se inscrevia quase unanimemente no desenho traçado pela teologia.
O texto retoma a força da religião na formação da mentalidade europeia no Periodo Me- dieval. Indique dois aspectos da influencia religiosa da Igreja na organização da vida cotidiana da população nesse periodo.
Soluções para a tarefa
A Igreja Católica estava presente em diversos aspectos no período medieval, principalmente na vida da população europeia desse período.
Diante da cristianização superficial da maioria da população européia, a Igreja Católica passou a concretizar suas exigências sobre os fiéis em aspectos como: o respeito ao clero e aos dogmas, bem como a realização de penitências sob a orientação da própria Igreja.
Influência Católica no Cotidiano
Na falta de sentimentos nacionalistas, o cristianismo fornecia o fator de identidade e unidade para os povos da Europa Ocidental. A religião cristã estava na base da cultura e do cotidiano das pessoas, impregnada em eventos como:
- Nascimento
- Casamento
- Festas
- Hora da morte.
Visto isso, percebemos que a população medieval estava, portanto, constantemente rodeada pelos valores simbólicos cristãos.
Influência no Católica no Tempo
A própria noção de tempo possuía duas datações: a da natureza, sobretudo no que diz respeito aos trabalhos agrícolas (épocas de semeadura, engorda e abate de animais) e o tempo canônico-religioso, pautado nas chamadas horas litúrgicas e no toque dos sinos. Também passaram a ver o tempo de forma linear como início (criação) e fim (apocalipse).
Aprenda mais sobre Período Medieval aqui: https://brainly.com.br/tarefa/1936708