História, perguntado por ethyel, 11 meses atrás

POVAFO ME AJUDA E URGENTE

1) A era final da monarquia em meado de 1880, foi uma época de crise para o governo imperial.tendo em vista as discussões sobre ruptura e continuidade politica,caracterize o processo que culminou na proclamação da republica no brasil?
2)contextualiza as principais especificidades sociais,politicas e economicas presentes na republica da espada oligarquica.

Soluções para a tarefa

Respondido por CarolAESM
1
1) O Governo Imperial passava por sérios desgastes. O Brasil lutou na Guerra do Paraguai, tinha dívidas com a Inglaterra; era um cenário em que boa parte da população estava insatifeita. Mas o que realmete contribuiu para o fim da Monarquia foram as questões Militar, Religiosa e Abolicionista/Republicana. Principalmente militares que lutaram na Guerra do Paraguai começaram a fazer forte oposição a D Pedro II; simultaneamente o imperador entrou em choque com a igreja católica qaundo não apoiou as proibições aos maçons, por fim, a Princesa Isabel assinou a abolição, os antigos proprietários de escravos não gostaram e começaram a defender a república.
2 Era um período de transição, na economia Deodoro adota a política de encilhamento, através do Ministro Rui Barbosa, que concedeu créditos para investir na industrialização do país, mas não deu certo. Na esfera socia,l muitos estavam insatisfeitos com Deodoro, o que culminou na Primeira Revolta da Armada e renúncia de Deodoro. 
Perguntas interessantes