História, perguntado por PaulinhaBatista, 11 meses atrás

- Pouco tempo após a instalação da Assembleia Constituinte, as relações entre essa e o imperador
começaram a se deteriorar. Como causa desses fatos não podemos citar:

A) O fato de a maioria dos deputados serem a favor do poder moderador.

B) A resolução de D. Pedro I de admitir, em nosso exército, oficiais portugueses, o que acentuou fortemente a
oposição do grupo antilusitano.

C) O receio manifestado por muitos brasileiros de que o imperador acabasse por entrar num entendimento com Portugal, revertendo o Brasil à sua antiga situação de colônia ou Reino Unido.

D) As constantes intromissões de D. Pedro nos trabalhos da Assembléia, intromissões essas, feitas de maneira agressiva e autoritária, ferindo o orgulho e independência dos deputados.

me ajudemmmmmmmmmmm pfvvvvvvvvv​

Soluções para a tarefa

Respondido por adrielcortez305
2

Resposta:

Letra D.

Explicação:

a) os deputados na verdade eram contrários em grande maioria ao poder moderador, o que se explica desde a primeira constituição brasileira, a "constituição da mandioca" , a qual foi proposta pelos deputados no começo do primeiro reinado, foi acusada pelo D.Pedro I de liberal e ele simplesmente ignorou-a e ortogou sua própria constituição.

b) Essa afirmativa não é tão coerente, já que o exercito foi ganhar mais reconhecimento após a guerra do Paraguai, e não tinha tanta importância nesse começo de império, fato que não gerava uma forte oposição sobre isso.

c) Talvez até existisse tal receio por parte dos deputados liberais, mas isso não pode ser considerado a causa das intrigas entre os dois poderes.

d)  O poder moderador, definido pela própria Constituição de 1824 que foi ortogada pelo próprio D.Pedro I e por pessoas de sua confiança, permitia que o rei afetasse diretamente nas escolhas do senado em prol de seu interesse, o que gerava intrigas entre os poderes executivos e legislativo. Alternativa Correta.

Perguntas interessantes