Pouco abordada no Brasil, a metamorfose na vulnerabilidade externa é um tema importante no debate internacional. “Após uma série de crises com graves consequências econômicas e sociais nos anos 1990 e início dos anos 2000, as economias emergentes e em desenvolvimento tornaram-se ainda mais intimamente integradas ao sistema financeiro internacional inerentemente instável. Não apenas tiveram seus vínculos tradicionais aprofundados e os balanços externos expandidos rapidamente como também a presença estrangeira em seus mercados domésticos de crédito, títulos, ações e propriedades atingiu níveis sem precedentes. Novos canais surgiram, assim, para a transmissão de choques financeiros e quase todos os países em desenvolvimento estão agora vulneráveis, independentemente de seu balanço de pagamentos, dívida externa, ativos externos líquidos e posições de reservas internacionais, embora estes desempenhem um papel considerável na maneira como tais choques poderiam afetá-los. A estabilidade dos mercados bancários e de ativos domésticos é suscetível a abalos mesmo em países com fortes posições externas”, alerta Yilmaz Akyüz, economista-chefe da organização intergovernamental South Centre e ex-diretor da Conferência das Nações Unidas para Comércio e Desenvolvimento.
Assinale a alternativa que corretamente refere-se ao resultado do Balanço de Pagamentos no Brasil.
Alternativas:
a)
O saldo do Balanço de Pagamentos pode ser analisado como o aumento ou redução das reservas internacionais do país, gerenciados pelo Banco Central.
b)
Quando o saldo do Balanço de Pagamentos é positivo, significa que há uma redução das reservas internacionais e este deverá ser financiado pelas autoridades monetárias.
c)
Quando há aumentando as reservas do país, indicando um superavit, significa que o dentro do Balanço de Pagamentos a quantidade de divisas que saiu do país é igual a que entrou.
d)
Quando a quantidade de divisas que entrou no país durante o ano foi superior à quantidade que saiu, o saldo do Balanço de Pagamentos é negativo.
e)
Quando há um déficit do Balanço de Pagamentos, o Fundo Monetário Internacional (FMI) não poderá ser acionado, pois empréstimos desse Fundo só são autorizados em situações de superávit.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
a) o saldo do balanço de pagamento pode ser analisado como o aumento ou redução das reservas internacionais do país gerenciados pelo Banco central.
Explicação:
a) - corrido pelo AVA
Perguntas interessantes
Química,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Artes,
5 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Ed. Física,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás