Postos de combustíveis são obrigados a manter no estabelecimento, em perfeitas condições de uso, os equipamentos que testam qualidade e quantidade dos produtos. E, caso o consumidor solicite, não podem recusar-se a fazer os testes da Proveta, de volume e de teor alcoólico do etanol. O Teste da Proveta mede a porcentagem de etanol anidro misturado à gasolina, que deve ser de 27%.
Para realizar o teste, adiciona-se a uma proveta graduada de 100ml, 50 mL de gasolina e 50 mL de uma solução aquosa de cloreto de sódio (NaC) 10% p/v, conforme mostrado no esquema.
Após a mistura das duas soluções, constatou-se que a gasolina não estava adulterada. Qual o volume da fase aquosa após o teste?
a-23,0 ml
b-27,0 ml
c-37,5 ml
d-63,5 ml
e-77,0 ml
Soluções para a tarefa
Este é um exercício sobre título em volume aplicado na determinação do teor alcoólico na gasolina.
- Como funciona este teste?
A molécula de álcool é anfifílica, possui então, uma extremidade apolar que estabelece ligações intermoleculares muito fracas (dipolo induzido) com a gasolina. Mas também possui uma parte polar que estabelece ligações intermoleculares fortes (ligações de hidrogênio) com as moléculas de água. E por isso, a água atrai o álcool da gasolina. Dessa forma conseguimos determinar o volume de álcool na gasolina.
- Como resolver este exercício?
Como o exercício já informou a porcentagem de álcool na gasolina, devemos descobrir a que volume ele se refere. Os 27% citado foram extraídos da gasolina que tinha um volume inicial de 50 mL:
50 mL ------ 100%
x ------- 27 %
x = 27 . 50 / 100
x = 13,5 mL de álcool
Temos então, 27 mL de álcool na amostra de 50 mL de gasolina. Porém o exercício não pede o volume de álcool, mas sim o volume final da solução aquosa que antes da mistura era de 50 mL:
Volume final da fase aquosa = 50 + 13,5 = 63,5 mL
Resposta: Letra D
Aprenda mais em:
brainly.com.br/tarefa/26046766
brainly.com.br/tarefa/26110835