, posteriormente, copie os tópicos a seguir, preenchendo-os com as informações que encontrar através da leitura. Tema: Um gigante chamado Brasil. • Continentes do Planeta Terra: • Maior continente (nome e área): • Menores continentes (nomes e áreas): • Extensão territorial do Brasil (área): • Ponto extremo do Brasil – Norte: • Ponto extremo do Brasil – Sul: • Ponto extremo do Brasil – Oeste: • Ponto extremo do Brasil – Leste: • Fusos horários do Brasil (onde e quais os fusos):
Soluções para a tarefa
maior continente: Asia com quase 45,000.000 km².
menor continente: Oceania com 8.526,000 km².
extensão do Brasil: 8.516.000 km²
Pontos extremos do Brasil:
Norte: Nascente do Rio Ailã, no Monte Caburaí, em Roraima.
Sul: Arroio Chuí, no Rio Grande do Sul.
Leste: Ponta do Seixas, na Paraíba.
Oeste: nascente do Rio Moa, na Serra ContamaÂna, no Acre.
Fusos Horários:
O Brasil possui quatro fusos horários.
O primeiro fuso horário brasileiro encontra-se duas horas atrasado em relação ao Meridiano de Greenwich e uma hora adiantado em relação ao horário de Brasília. Esse fuso abrange apenas algumas ilhas oceânicas pertencentes ao Brasil, como Fernando de Noronha e Penedos de São Pedro e São Paulo.
O segundo fuso horário do país encontra-se três horas atrasado em relação a Greenwich e abrange a maior parte do território nacional, com a totalidade das regiões Nordeste, Sudeste e Sul, além dos estados do Pará, Amapá, Tocantins, Goiás e o Distrito Federal. É o horário oficial de Brasília.
O terceiro fuso horário encontra-se quatro horas atrasado em relação a Greenwich e uma hora em relação ao horário de Brasília. No horário de verão, essa diferença aumenta para duas horas, em relação ao horário de Brasília, nos estados de Roraima, Rondônia e Amazonas(que não adotam esse horário especial) e permanece igual no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (estados que adotam o horário de verão).
O quarto fuso horário encontra-se cinco horas atrasado em relação a Greenwich e duas horas em relação ao horário de Brasília, aumentando para três horas durante o horário de verão. Abrange somente o estado do Acre e uma pequena parte oeste do Amazonas. Esse fuso foi extinto no ano de 2008, onde a área passou a integrar o fuso de -4, no entanto, em setembro de 2013, essa extinção foi revogada após aprovação em um referendo promulgado em 2010.