Posso mencionar dados estatísticos no meio da redação? Como no segundo parágrafo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Não existe uma regra fixa sobre a apresentação de dados para redação no Enem, pois o próprio Exame não delimita um espaço para a colocação desses elementos no texto.
Portanto, cabe a você avaliar o modo como as outras informações do texto estão dispostas e analisar em qual posição os dados terão maior relevância, destaque e coerência.
No geral, essas informações são dispostas nos parágrafos de desenvolvimento do texto, quando são utilizadas como estratégia argumentativa. Porém, também é possível utilizá-las na introdução, por exemplo, com o objetivo de apresentar o tema que será abordado.
Quer um exemplo? Confira, abaixo, um trecho retirado de uma redação do Enem 2017, cujo tema era “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”.
Outro aspecto a ser discutido são os cursos de licenciatura, voltados para a formação do profissional que atuará como professor, que apresentam uma defasagem no ensino de metodologias que respeitem a condição de pessoas com deficiências, como os surdos. Devido a isso, os docentes não são aptos a atender às necessidades específicas desses alunos, o que acaba os desmotivando. Como consequência disso, as taxas de evasão escolar crescem. Em 2010, o Censo apresentou dados que apontam que 61% das pessoas com deficiência com 15 anos ou mais não possuem o ensino fundamental completo ou não tiveram acesso a qualquer nível de instrução. Tal problemática representa um grave retrocesso.