possíveis motivos q levam as pessoas a cometerem atos de xenofobia e preconceitos com migrantes e refugiados
Soluções para a tarefa
Resposta:
Xenofobia: o que é?
Publicado em 28 de setembro de 2018
Manifestação contra imigração em 08 de novembro de 2015, em Calais, França. Fonte: Jérémy-Günther-Heinz Jähnick
O termo “xenofobia” aparece frequentemente em jornais e notícias que tratam de migrações, principalmente quando se fala no atual grande contingente migratório proveniente de refugiados das guerras da Síria e Iraque, que se direcionam à Europa. No entanto, a xenofobia pode ocorrer em qualquer lugar, e em relação a qualquer pessoa, a depender do contexto em que se encontra. Vamos entender melhor no que consiste a xenofobia, quando ela costuma se intensificar e se o mundo está ficando mais ou menos xenófobo?
Afinal, o que significa “xenofobia”?
Permanecem os debates acerca do conceito de xenofobia, não sendo um ponto pacífico entre teóricos do tema. Há certo consenso de que a xenofobia consiste em um conjunto de atitudes ou práticas relacionadas às origens das pessoas, mas, a depender do contexto e da pessoa que a utiliza, seu significado pode ser distinto. Por exemplo, pode-se discutir se a xenofobia emana de um nível individual ou coletivo, se um ato isolado de uma pessoa pode ser considerado xenofobia ou não. Em nosso conteúdo, adotaremos a definição utilizada pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), que considera a xenofobia como:
“Atitudes, preconceitos e comportamentos que rejeitam, excluem e frequentemente difamam pessoas, com base na percepção de que eles são estranhos ou estrangeiros à comunidade, sociedade ou identidade nacional”.