Geografia, perguntado por juniorassuncaopdjx5f, 8 meses atrás

posicao socieconomica da Alemanha?​

Soluções para a tarefa

Respondido por HeitorGuilherme
1

Resposta:

A economia da Alemanha é a economia mais importante da Europa e é a quarta potência econômica mundial depois dos Estados Unidos, China e Japão. É uma economia de mercado na qual a seguridade social tem um peso muito grande na economia, tendo os alemães direitos sociais muito extensos.

Respondido por jiujitsujoao
0

Resposta:

O modelo socioeconômico da Alemanha, a "economia social de mercado", foi estabelecido na Alemanha Ocidental após a Segunda Guerra Mundial e estendido à Alemanha unificada em 1990.

Explicação:

Modelo alemão caracterizado pelas reformas da Agenda 2010 é um forte aumento da desigualdade na Alemanha. A distribuição funcional entre capital e trabalho mudou dramaticamente: a parcela dos salários caiu de 73% em 1993 para 64% do PIB em 2006. Recuperou-se leve e temporariamente durante a recessão profunda, quando os lucros caíram mais rápido do que os salários. Mas em 2010 a velha tendência reapareceu. Os diferenciais de renda entre os assalariados aumentaram fortemente de 0,41 para 0,46 (coeficiente de Gini), refletindo a ascensão do setor de baixos salários e aumentos de rendimentos acima da média entre os já ricos (por exemplo, CEOs). O setor de baixos salários cresceu de 15% em 1995 para 22,2% em 2006, com baixos salários definidos como menos de dois terços do salário médio. As mulheres ainda são discriminadas no mercado de trabalho, ganhando 22% menos em média do que os homens. Uma vez que os trabalhadores são em geral mais pobres do que os autônomos ou empregadores, a mudança na distribuição funcional levou a uma distribuição pessoal menos igualitária.  

Em suma, na última década, a Alemanha apresentou um dos maiores aumentos na desigualdade entre os países da OCDE. As causas são políticas e econômicas. As causas políticas são as reformas do mercado de trabalho e a pressão geral sobre os salários sob a égide da competitividade. Mas essas tendências políticas, atitudes e decisões refletem outras tendências mais fundamentais. Para citar apenas três:

Globalização que expôs o setor comercializável alemão à concorrência de locais de baixa remuneração.

Tecnologia que substituiu a mão de obra não qualificada até certo ponto (ou novamente serviu como uma ameaça para suprimir as demandas salariais dos funcionários).

Declínio da densidade sindical, que tem sido particularmente rápido e amplo na Alemanha Oriental devido à sua desindustrialização e alto desemprego.

Perguntas interessantes