Pós-impressionismo é um termo cunhado pelo crítico e artista inglês Roger Fry (1866-1934) (DEMPSEY, 2010, p. 45), trata-se de um fenômeno ocorrido em Paris e foi consequência direta das aberturas artísticas promovidas pelos Impressionistas, constituído por artistas que desenvolveram suas atividades entre 1880 e 1905. Fizeram parte deste grupo diversos artistas, mas vamos destacar aqui: Georges Seurat (1859-1891), Paul Gauguin (1848-1903), Paul Cézanne (1839-1906) e Vincent VanGogh (1853-1890). Se os impressionistas entre si já divergiam na forma como pintavam, nos pós-impressionistas não é um estilo ou forma de pintar que é similar, mas a postura. Cada um concebe e segue uma linguagem própria, no entanto, podemos identificar duas grandes tendências entre eles: por um lado, os que se concentravam no desenho e na construção quase científica do quadro e, por outro, os que enfatizavam a expressão da emoção por meio das sensações advindas da luz e cor. (Dempsey, Amy. Estilos, Escolas & Movimentos. São Paulo: Cosac Naify, 2010, p. 45).
Soluções para a tarefa
Associe as características estilísticas de cada artista:
I. Artistas que se concentravam no desenho e na construção quase científica do quadro
II. Artistas que enfatizavam a expressão da emoção por meio das sensações advindas da luz e cor.
1. Georges Seurat
2. Paul Gauguin
3. Paul Cézanne
4. Vincent VanGogh
Assinale a alternativa que contém a sequência correta de associação:
se for essa questão a resposta é:
b. I – 1 e 3; II – 2 e 4.
Pós-Impressionismo corresponde ao caminhar para o Expressionismo e possui vertentes distintas entre si.
Os artistas Georges Seurat e Paul Cézanne representa este movimento e concebiam a arte como símbolo de expressão metódica.
Tais artistas costumavam pintar a mesma paisagem mais de trintas vezes, pois concebiam que cada quadro, por mais que fosse da mesma figura, possuía um aspecto distinto e inovador acerca da realidade.
Já os pintores Paul Gauguin e Vincent VanGogh entendiam a arte Pós-Impressionista manifestada por cores vivas e intensas. Utilizavam de paisagens ao ar livre para dar ênfase às cores e à luz, estabelecendo vínculo entre o contraste de tons e luzes.
VanGogh, por exemplo, utilizava do azul e do amarelo para criar relação entre o objetivo e o subjetivo dos quadros. Embora representasse uma figura real, o artista trazia em suas obras aspectos subjetivos, que incentivam no surgimento do Expressionismo.
Saiba mais sobre a arte Pós-Impressionista: https://brainly.com.br/tarefa/26119047