Portugueses, franceses, holandeses e ingleses disputavam o comércio de escravos bantos e sudaneses no Oceano Atlântico. Deste modo, analise as afirmações a seguir: I. Os sudaneses constituem os povos situados nas regiões que hoje vão da Etiópia ao Chade e do sul do Egito a Uganda mais ao norte da Tanzânia. II. O termo ‘banto’ foi criado em 1800 pelo filólogo alemão Wilhelm Bleek e significa ‘trabalho’, não existindo propriamente uma unidade banto na Africa. III. Quanto aos bantos, eram povos da Africa Meridional, estão representados por povos que falam entre 700 e duas mil línguas e dialetos aparentados, estendendo-se para o sul, logo abaixo dos limites sudaneses, compreendendo as terras que vão do Atlântico ao Índico até o cabo da Boa Esperança. IV. Brandi (2000) afirma que bantos e sudaneses são definições genéricas e imprecisas, produzidas no contexto da apropriação europeia do continente e dos povos da Africa. Assinale a alternativa correta:
Soluções para a tarefa
Tomando como base as informações fornecidas pelo texto de apoio, a alternativa correta para a questão é a alternativa E, na qual as afirmativas I, III e IV estão corretas. Podemos inferir que a alternativa II é a única alternativa incorreta pois para o filósofo alemão Wilhelm Bleek o termo “banto” significa “o povo”.
Pelo que são conhecidos os Banto?
Os Banto fundaram novos assentamentos, criaram um novo estilo de cerâmica, e desenvolveram novos laços sociais e políticos. As comunidades Banto que praticavam a pastorícia foram particularmente influentes na região, uma vez que o gado deles era uma fonte de riqueza móvel.
Diz-se que os Banto tiveram origem em algum lugar da região do Congo na África Central e se espalharam rapidamente pelo sul e leste da África. Hoje, mais da metade da população de Uganda é Banto. Há vários grupos no continente afriacno que falam diferentes línguas Banto.
Aprenda mais sobre os Banto em: https://brainly.com.br/tarefa/2059871