português
me ajudemm
fazer um poema ou uma música em homenagem a Porto Alegre
Soluções para a tarefa
Resposta:
Como parte da Semana de Porto Alegre, que celebra os 247 anos da cidade, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) promoveu o Sarau para Porto Alegre: Poesia, Arte e Saúde nesta quarta-feira, 27, no Auditório Mário Rigatto, localizado na Faculdade de Medicina da Ufrgs. O evento teve leitura de poesias e trechos literários e apresentações musicais, contando com a presença de escritores, médicos, artistas e público. A ação foi organizada em conjunto com o Hospital de Clínicas de Porto Alegre e a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs).
A introdução do sarau, ainda no saguão da Faculdade de Medicina da Ufrgs, teve músicas dos acordeonistas André Machado e Daniel Castilhos. Os dois executaram “La valse D’amelie”, de Yann Tiersen, e “Por una cabeza”, de Carlos Gardel. Enquanto tocavam pelo prédio, os estudantes e frequentadores da universidade eram convidados a participar do evento.
Ao chegar ao auditório, cada participante recebeu um poema específico para recitar durante o encontro. Na abertura do sarau, o pneumologista e professor Rogério Gastal Xavier relembrou o valor da medicina e da cultura dentro da sociedade. “Os dois meios humanísticos do ser humano são ciência e arte. Esta é uma oportunidade de crescimento, humanização e cultura”, disse.
Alguns dos poetas selecionados para serem recitados foram Anna Akhmátova, Bertolt Brecht e Edgar Allan Poe. Intercalando com as poesias, André Machado, Daniel Castilho e o violonista Lucas Araújo executaram músicas como “Libertango”, de Astor Piazzola, e “Acalanto para Juliana”, de Radamés Gnattali e Chiquinho do Acordeon.
O escritor que recebeu maior destaque foi Mario Quintana, personagem importante na história de Porto Alegre. Vários textos do autor remetem à cidade, como o poema “O mapa”, que diz “Sinto uma dor infinita das ruas de Porto Alegre onde jamais passarei. Há tanta esquina esquisita, tanta nuança de paredes, há tanta moça bonita nas ruas que não andei”. Portanto, como meio de homenagear a capital por intermédio de Quintana, foram narrados poemas como “Do amoroso esquecimento”, “O relógio” e “Emergência”.
A responsável pela programação da Smed na Semana de Porto Alegre, Cristina Rolim Wolffenbüttel, ressaltou a união de três instituições importantes para celebrar o aniversário da cidade. “O sarau do Hospital de Clínicas já acontece há algum tempo, e quisemos unir com o da Biblioteca da Smed. O objetivo era juntar Smed, Hospital de Clínicas e Uergs nessa homenagem à capital”, disse Cristina, que também é coordenadora do Redes pela Leitura, o programa que abriga os projetos de incentivo à leitura na Smed.
Ela lembra que ainda haverá mais dois saraus comemorativos ao aniversário da cidade nesta semana: o Sarau Revista Cacique, nesta quinta-feira, 28, às 15h, na Casa de Cultura Mario Quintana, e o Sarau Fabulando, nesta sexta-feira, 29, às 10h, no Hospital Presidente Vargas. O primeiro, o Sarau Café com Letras, ocorreu na segunda-feira, 25, na Smed.
Explicação:
esperô ter ajudado ☺️....