portugues Complete as lacunas com a opção entre parênteses e assinale a alternativa correta. I - Não pretendo ___________ ir à Miami, pois o dólar está muito alto. (mas ou mais) II - __________, talvez visite o Pantanal. (Mas ou Mais) III - _______________, nas próximas férias. (De repente ou Derrepente)
Soluções para a tarefa
Resposta:
mais, mas, De repente
Explicação:
O vocábulo ¿mais¿ expressa ideia de intensidade, quantidade. Trata-se de um advérbio de intensidade que corresponde ao contrário de ¿menos¿. Confira os exemplos a seguir:
-Fale mais alto, por favor.
-Você venceu mais uma vez!
-Ele era o mais estudioso da turma.
-Ele é um dos homens mais inteligentes que eu conheço.
-Preciso de mais duas canetas.
A palavra ¿mas¿ é usada principalmente como conjunção coordenada adversativa, devendo ser empregada em situações que indicam oposição, adversidade, sentido contrário. Caso você ainda tenha dúvida, tente substituir com outras conjunções equivalentes, como ¿porém¿, ¿contudo¿, ¿todavia¿ e ¿entretanto¿. Se o sentido for o mesmo, você deverá escrever ¿mas¿. Observe os exemplos a seguir:
-Meu irmão esforçou-se bastante, mas não obteve o resultado desejado.
-Ela estudou para o concurso, mas não foi aprovada.
-Joana trabalha muito, mas ganha pouco.
-Gosto de você, mas você me irrita.
-Hoje eu acordei animada, mas não quis sair com os meus amigos
A preposição ¿de¿ é antecedente e introdutória do substantivo ¿repente¿, logo, não há junção, fusão entre os dois termos e sim uma conexão, a fim de que haja um sentido completo. Então, a expressão usada de forma correta é separada: ¿de repente¿.