Português
1) Qual o tema ? E a tese ?
2°) Número de argumentos há ? Por gentileza citar os argumentos numerando 1°, 2°, 3° em diante ser houver.
3) O que argumentar ?
4) Há proposta de intervenção ? O que ?Quem ? Como ? Por que ?
5) Quem foi citado ? E a linha de raciocínio de quem foi citado ? Qual a ideia de quem foi citado ?
Soluções para a tarefa
1) Tema é o assunto abordado em um texto e a tese é o ponto específico acerca desse mesmo, podendo ser um contraponto ou algo em favor do que foi dito. No texto "Tudo à venda", é perceptível que a temática está em torno da Lei Seca no Brasil e a tese baseia-se no comportamento inadequado que tange a irracionalidade e ao estado natural de quebrar regras para satisfação pessoal.
2) O texto dispõe de uma quantidade plausível de argumentos. Podemos citá-los da seguinte forma:
- Maior necessidade de fiscalização da Lei Seca.
- Comportamento nocivo em virtude do desconhecimento da Lei Seca como instituição social.
- Ausência de investimentos e consequente ineficácia.
3)
- "A Lei Seca, que recentemente foi implantada no Brasil, tem o intuito de coibir a associação de álcool e direção, e de reduzir o número de mortes causadas por essa associação. Apesar de já mostrar alguns resultados, a lei demanda mais fiscalização, pois é preciso eliminar a habitual certeza de impunidade que há no país."
- "Thomas Hobbes, filósofo inglês, dizia que o estado de natureza humano é um risco à sobrevivência da própria espécie, e que instituições sociais que regulamentem o comportamento e as ações do homem são essenciais para evitar o caos e a extinção da humanidade. A Lei Seca é uma dessas instituições. Mesmo cientes de que o álcool como droga neurodepressora altera a capacidade de raciocínio, reflexo e de coordenação motora, muitos motoristas, por comodidade e falta de responsabilidade, não demonstram o mínimo de apreço ou zelo pela vida quando decidem dirigir após terem consumido bebida alcoólica."
- "Apesar de já implantada a Lei Seca ainda não atingiu o seu potencial. É preciso que haja um compartilhamento de responsabilidade entre Estado e sociedade para que os objetivos dessa lei sejam alcançados com maior eficácia."
4) A proposta de intervenção é uma característica do texto dissertativo-argumentativo presente nas redações do Enem. Esse elemento textual baseia-se na apresentação de soluções para o problema discutido, abordando agentes sociais e instituições responsáveis e de que forma tais mudanças podem refletir na sociedade. O texto, portanto, apresenta proposta de intervenção ao citar mediadores e medidas necessárias para conter o problema supramencionado. No último parágrafo, ela está estruturada em três pilares: necessidade de mais investimentos a partir da aquisição de mais etilômetros e o consequente cumprimento da lei, a importância de palestras com pessoas ligadas à sobrevivência ou à perda de entes queridos em função desse tipo de acidente, e o reconhecimento de responsabilidades pessoais através da Educação no Trânsito.
- "O Estado precisa destinar mas verbas à fiscalização, colocar mais policiais equipados com etilômetros nas vias para que os transgessores da lei sejam devidamente punidos. Também fazem-se necessários investimentos em palestras públicas para que mostrem a realidade e o sofrimento das famílias que perderam entes em acidentes relacionados ao uso do álcool, e os sobreviventes cujas sequelas trouxeram dificuldades crônicas para suas vidas. A Educação no Transito deveria ser inserida na grade curricular obrigatória das escolas para que crianças e adolescentes tenham contato e consciência com responsabilidades as quais é preciso ter como motorista, passageiro, ciclista ou pedestre."
5) O texto contém uma citação do escritor Thomas Hobbes: "o estado de natureza humana é um risco à sobrevivência da própria espécie [...] instituições que regulamentem o comportamento e as ações do homem são essenciais para evitar o caos e a extinção da humanidade."