“Portugal não escapou à crise geral do ocidente na Europa. Entretanto, enfrentou-a em condições políticas melhores do que a de outros reinos. Durante todo o século XV, Portugal foi um reino unificado e menos sujeito a convulsões e disputas, diferenciando com a França, Inglaterra, a Espanha e a Itália, todas envolvidas em guerras e disputas dinásticas. (...) A partir de uma disputa em torno da sucessão ao trono português, a burguesia comercial de Lisboa se revoltou. (...) O problema da sucessão dinástica confundiu-se com uma guerra de independência, quando o rei de Castela apoiado pela grande nobreza lusa, entrou em Portugal para assumir a regência do trono. (...) No confronto, firmaram-se ao mesmo tempo a independência portuguesa e a subida ao poder da figura central da revolução.” *
Este texto foi extraído do livro “História do Brasil” escrito pelo historiador brasileiro Boris Fausto, e diz respeito sobre:
2 pontos
os movimentos realizados por todos os lusitanos em permanecer submetidos ao controle político do reino de Castela
a falta de interesse da burguesia pela centralização e unificação do Estado de Portugal, ainda desejosa de ser controlada pelo reino de Castela.
da união harmoniosa entre Portugal e o Reino de Castela, se tornando um único país.
a centralização de poder na Revolução de Avis e a unificação de Portugal, sendo a figura central da revolução o rei D. João I.
sobre a harmonia política existente entre o Reino de Castela e Portugal
me ajudam pfvrr
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
sbhahhaquwhwhugwigeheh22cgc2 ele é d de é eesvs
Perguntas interessantes
Inglês,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
História,
6 meses atrás
Ed. Física,
9 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
Sociologia,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás