"Portugal não deu trégua aos moradores da América. Farejava oportunidade de tributar onde germinassem riquezas. Os engenhos começavam a moer cana-de-açúcar e já apareciam taxas para as caixas de açúcar; uma nova taberna abria as portas e os barris de vinho chegavam mais caros. O gado que pisava nos pastos exigia do seu dono uma contribuição; os carregadores que palmilhavam os caminhos deixavam nas contagens um pagamento pelos secos e molhados que as tropas levavam [...]. Esse fiscalismo assombrou o Brasil. Mas assombravam mais ainda as reações da população. Um furacão de revoltas contra os impostos varreu a colônia. Revoltas, mas também rumores, pasquins, abaixo-assinados, conspirações." (FIGUEIREDO, Luciano. Morte aos impostos! Viva o rei. Revista de História, jul. 2007.) Sobre o trecho acima, escolha a alternativa correta:
a)Portugal cobrava altas taxas sobre os serviços e produtos brasileiros. Parte da população inicia revoltas, rumores, conspirações e outras maneiras de demonstrar o seu descontentamento.
b)Portugal cobrava impostos sobre os produtos produzidos e comercializados no Brasil, o que era apoiado por toda a população, que via com bons olhos os interesses da metrópole sobre a colônia.
c)Sendo o Brasil uma colônia portuguesa, as taxas cobradas eram altíssimas. Revoltas surgiram no Brasil buscando mudanças e foram amplamente aceitas por Portugal, sem punição a seus envolvidos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
Resposta certa é a letra A
Explicação:
Portugal cobrava altos juros da população e NÃO nenhuma dessas revoltas era aceita por Portugal.
Perguntas interessantes