Portugal foi o país que mais resistiu ao processo de descolonização na África, sendo Angola, Moçambique e Guiné-Bissau os últimos países daquele continente a se tornarem independentes. Isto se explica: * pela suavidade da dominação lusitana baseada no paternalismo e na benevolência. pela ausência de movimentos de libertação nacional naquelas colônias. pelo pacifismo dos líderes Agostinho Neto, Samora Machel e Amílcar Cabral. pelos acordos políticos entre Portugal e África do Sul para manter a dominação. pela intransigência do salazarismo somente eliminada com a Revolução de Abril de 1974.
Soluções para a tarefa
Respondido por
161
Resposta:
A demora de Portugal no processo de descolonização da África, ou melhor, de abandono das antigas colônias no continente, se deu por conta da manutenção, no país, nos anos contidos entre 1933 e 1974, de um governo ditatorial de inspiração fascista.
Foi com a Revolução dos Cravos, ocorrida em 1974 e a instauração de uma Constituição democrática, que os países africanos passaram a ser liberados das mãos dessa nação europeia, o que justifica a demora no processo.
Explicação:
Dá melhor resposta por favor
gustavo6901s:
e esta errado
Respondido por
305
e) Isto ocorreu pela intransigência do salazarismo somente eliminada com a Revolução de Abril de 1974.
Perguntas interessantes
Inglês,
7 meses atrás
Artes,
7 meses atrás
Física,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Inglês,
1 ano atrás