História, perguntado por kamyllegomes183, 10 meses atrás

Portugal apresentava características perculiares que impulsionaram a expansão marítima . Que características eram essas ? De que modo elas tiveram influência na organização das navegações portuguesas ?​

Soluções para a tarefa

Respondido por lukaolukao
5

Resposta:

Entre as características podemos citar a centralização do poder por meio da Revolução de Avis (ano 1385). Esta centralização ajudou na formação do primeiro Estado Nacional, o que facilitou na tomada de decisão cujo foco era as navegações marítimas para buscar um novo caminha para as índias orientais.

Estas navegações visavam as especiarias (pimenta do reino, canela gengibre, cravo, canela, noz moscada, açafrão, cardamomo e ervas aromáticas etc) por meio do oceano atlântico sem passar pela região da europa e pelo oriente médio, assim, economizava-se com tarifas alfandegárias além de diminuir saques por via terrestre (o que não impedia saques por meio de piratas), mas o custo da operação era menor por não haver tantos intermediários. Cabe destacar que nesse período começou a surgir seguros para as mercadorias em caso de fracasso da viagem por qualquer motivo.

"A burguesia portuguesa, buscando se livrar dos altos preços cobrados por esses intermediários e almejando maiores lucros, tentaram consolidar novas rotas marítimas que fizessem o contato direto com os comerciantes orientais. Patrocinados pelo interesse do infante Dom Henrique, vários navegadores, cartógrafos, cosmógrafos e homens do mar foram reunidos na região de Sagres, que se tornou um grande centro da tecnologia marítima da época".

Explicação:

Perguntas interessantes