Português, perguntado por Keitymedeiros, 6 meses atrás

Porto e mar
 
 
Sempre tive grande curiosidade pelo significado das palavras. Tenho viva na memória a seguinte imagem: eu, criança, junto à mesa da cozinha, à luz da vela, devorando o dicionário. Não tinha a menor noção de que quanto mais ampliasse meu vocabulário maior seria meu universo. Só fui entender isso depois.
 
[...] não sou especialista... sou curioso. E nas minhas andanças por este universo me deparei com uma palavra cujo significado marcou profundamente minha vida, transformando a forma de encarar o mundo e meu ofício de educador: o termo “companheiro”.
 
O termo deriva da expressão latina cum panis (cum = com e panis = pão), que indica “partilhar ou dividir o mesmo pão”. O termo traduz uma ideia de comunhão tão grande entre duas ou mais pessoas a ponto de lhes permitir dividir o pão e seus segredos. [...]
 
Falo disso porque, em boa parte dos meus 26 anos navegando pela educação, partilhei de diversas companhias em diferentes embarcações e foi assim que compreendi que o grau de sucesso que uma escola pode alcançar está diretamente relacionado ao nível de companheirismo que sua “tripulação” consegue construir entre si e com sua comunidade.



Infere-se desse texto que o educador deve

(a) distribuir pão.

(b)estudar a origem das palavras.

(c) ser companheiro.

(d) ser curioso.

(e) usar o dicionário frequentemente


 


00001110831079sp: letra d

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheuzada7
4

Resposta:

O que é possível inferir do texto apresentado no enunciado da questão é que o educador deve fazer o que está corretamente apontado na letra D) ser curioso.

No desenvolvimento do texto apresentado, é possível observar que o autor do texto não se considera um especialista, mas sim um curioso, pois o mesmo tem vontade de aprender sobre as mais diversas coisas.

Ele diz que quanto mais se amplia o vocabulário de uma pessoa, maior se torna o universo da mesma, só que ele nem sempre teve noção disso, mas passou a compreender dessa forma algum tempo depois.

Para o autor, um educador deve ser alguém curioso e que tenha vontade de sempre aprender mais.

Respondido por yuri14rodrigues
2

Infere-se corretamente deste texto que o educador deve ser companheiro de seus alunos, assim como um capitão e seus tripulantes, em uma embarcação. Por isso, a alternativa C está correta.

O companheirismo que o educador menciona ter descoberto foi algo fundamental para que ele pudesse aplicar na sua profissão de maneira certa. Como um profissional que lida diretamente com as pessoas, ser companheiro é algo crucial para o processo de aprendizado.

No texto, a origem da palavra "companheiro" foi algo que chamou a atenção do educador, que deseja dividir conhecimento.

mais em https://brainly.com.br/tarefa/43445609

Anexos:
Perguntas interessantes