::Portfólio Imagine que você trabalha na assessoria de imprensa de um grande hospital. Sua equipe gravou um depoimento de um dos médicos sobre um tema bastante debatido atualmente – O abuso de remédios de uso controlado. Veja como cou a transcrição da fala do médico: - Remédio de uso controlado a gente tem que tomar muito cuidado. Tem médico que está receitando o medicamento, esse tipo de medicamento controlado pra quem tá passando por um momento difícil, a morte de alguém na família. Aqui no consultório me pedem toda hora pra receitar ansiolítico antidepressivo... Eu converso com o paciente, não posso deixar ele tomar uma coisa que vai dar pra ele a falsa sensação de que tá resolvendo um problema que ele tá passando... Mas na verdade pode tá causando um problema maior ainda, de causar um problema onde não existe. QUESTÕES PROPOSTAS Seu supervisor deseja enviar o depoimento do médico a jornais e revistas como sugestão de pauta. Antes, porém ele quer que você o edite a m de eliminar: a) marcas de oralidade; b) marcas de informalidade; c) desvios em relação à norma padrão. Realize, portanto, a edição solicitada. CONCLUSÃO Baseado na atividades proposta nesse portfólio desenvolva a conclusão sobre a importância na norma padrão e reflita, também, sobre a relação entre a norma padrão e a variação linguística.
Soluções para a tarefa
Olá,
Ao editarmos o depoimento do médico sobre o abuso de remédios de uso controlado, temos:
É preciso tomar cuidado com os remédios de uso controlado. Há médicos que receitam tais medicamentos para quem está passando momentos difíceis, tal como a morte de algum familiar.
Ao lidar com esses pacientes, eles sempre me pedem para que eu receite algum ansiolítico antidepressivo... Eu converso a sério com esses pacientes, pois não posso deixar que essas pessoas utilizem-se de um medicamento que produzirá um falso alívio, sendo que, na verdade, tal medicamento poderá causar problemas sérios.A
A importância na norma padrão é gigantesca, visto que em canais de comunicação formais ela se torna obrigatória, e permite, inclusive, o uso da informalidade de forma inteligente no dia a dia.
Abraços!