“Portanto, é fato que a escola se encontra marcada por práticas cultural e historicamente arraigadas, bem como por teorias que deslocaram a responsabilidade da escola para o aluno, além de currículos e formação de professores insuficientes. Entre outras medidas estruturais, o estabelecimento de condições que revertam esse processo inclui, necessariamente, o reconhecimento e valorização de características específicas e singulares de regiões, etnias, escolas, professores e alunos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: . Acesso em: 06 abr. 2017.
De acordo com o texto-base Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos, sobre a descolonização dos currículos, analise as afirmativas que se seguem.
I. A descolonização dos currículos escolares passa pela necessidade de formar professores reflexivos sobre as culturas negadas e silenciadas nos currículos.
II. A descolonização dos currículos escolares presencia uma grande dificuldade, pois as forças das culturas consideradas negadas têm diminuído cada vez mais, beirando o esquecimento.
III.A descolonização dos currículos escolares apresenta como desafios a serem vencidos: rigidez das grades curriculares, empobrecimento do caráter conteudista dos currículos e necessidade de diálogo entre escola, currículo e realidade social.
Assinale a alternativa correta:
A Apenas a afirmativa III é correta.
B Apenas as afirmativas I e II são corretas.
C
Apenas as afirmativas I e III são corretas.
D Apenas as afirmativas II e III são corretas.
E Apenas a afirmativa I é correta.
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
A resposta correta a letra D
Respondido por
6
Resposta:
C
Apenas as afirmativas I e III são corretas.
Explicação:
A afirmativa II é incorreta. “No entanto, é importante considerar que há alguma mudança no horizonte. A força das culturas consideradas negadas e silenciadas nos currículos tende a aumentar cada vez mais nos últimos anos. As mudanças sociais, os processos hegemônicos e contra-hegemônicos de globalização e as tensões políticas em torno do conhecimento e dos seus efeitos sobre a sociedade e o meio ambiente introduzem, cada vez mais, outra dinâmica cultural e societária que está a exigir uma nova relação entre desigualdade, diversidade cultural e conhecimento” (Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos, p. 102).
Perguntas interessantes