Pedagogia, perguntado por contatodaniella, 9 meses atrás

“Portanto, as pedagogias da educação infantil têm como centro de sua teorização a educação das crianças pequenas, situando-a tanto em sua construção como sujeito de relações, inserindo em uma cultura, em uma sociedade, em uma economia e com formas específicas de pensar e de expressar-se, quanto, também, com proposições instrumentais em relação aos aspectos internos, ao funcionamento institucional e aos projetos educacionais, isto é, seus aspectos didáticos, como, por exemplo, os programas, as estratégias, os objetivos, a avaliação, a definição dos usos e do espaço, sua organização, suas práticas, seus discursos, enfim, sua rotina”.


jussaratecworld1: qual é a reposta? dessa Gostaria de saber também!

Soluções para a tarefa

Respondido por henriquec1001
2

Dentre as contribuições do trabalho do pedagogo para o desenvolvimento da aprendizagem dos educandos, pode-se citar:

  • dinamização do processo de ensino e aprendizagem;
  • práticas pedagógicas.

O pedagogo deve se organizar para elaboração da formação continuada dos professores visando aliar a teoria a prática.

Por meio dessa capacitação os professores poderão replicar essa ideia e implantar em sala de aula.

Aliar a teoria a prática, significa dar oportunidade ao assunto de comprovar a validação dos resultados obtidos de maneira teórica.

Essa ação além de aumentar o interesse dos alunos, contribui para diminuição da evasão escolar.

Bons estudos!

Respondido por AhMayara
7

Resposta:

Explicação:

Ovide Decroly (1971–1932): para ele, a educação tinha finalidade de preparar a criança para a vida por meio da acomodação do ensino aos diversos tipos de evolução, considerando a constituição pessoal e as exigências do meio. Ele defendia um ensino voltado para o intelecto, preocupando-se com o domínio do conteúdo pela criança com a possibilidade de uma organização voltada aos centros de interesse. Maria Montessori (1870–1952), educadora italiana, cursou Medicina em Roma, onde iniciou suas pesquisas sobre a educação de crianças com deficiência mental. Criou um método educativo, conhecido pelo seu próprio nome, baseado no uso de brinquedos e estendido ao ensino de crianças sem deficiência. Na sua pedagogia científica, propunha a criação de um ambiente que estimulasse o desenvolvimento da criança. O ambiente, embora fundamental, era por ela considerado secundário, pois, nos processos de crescimento e desenvolvimento da criança, ele pode ajudar a modificar ou destruir; no entanto, não é capaz de criar. Porém, defendia que o ambiente deve ser adaptado para o uso da criança de forma a atendê-la nos aspectos físicos e psicológicos. Celestin Freinet (1896–1966): defendia a ideia de que o ensino não deveria limitar-se à sala de aula, e sim aproximar-se da realidade, deixando de ser teórico e ligando-se à vida. Esse educador defendia o trabalho cooperativo – argumentando que ninguém aprende sozinho – e o papel da interação entre professor e aluno

Perguntas interessantes