Porque zumbi e Dandara são considerados símbolos de resistência na luta contra a escravidão e atualmente contra o racismo
Soluções para a tarefa
Resposta:
porque os dois são símbolos das revoltas escravas.
Explicação:
Os dois foram líderes de revoltas de resistência escrava.
Em 20 de novembro, o Brasil relembra o Dia da Consciência Negra. A data foi escolhida em homenagem a Zumbi, figura histórica que lutou pela libertação dos negros escravizados, em consequência de sua morte.
Zumbi foi o último líder do quilombo dos Palmares, comunidade formada por escravos fugitivos dos engenhos, índios e brancos pobres expulsos das fazendas. Localizado na região da Serra da Barriga, em Alagoas, alcançou uma população de aproximadamente trinta mil habitantes, onde os negros viviam livres, de acordo com sua cultura.
Dandara foi esposa de Zumbi e, como ele, também lutou com armas pela libertação total das negras e negros no Brasil; liderava mulheres e homens, também tinha objetivos que iam às raízes do problema e, sobretudo, não se encaixava nos padrões de gênero que ainda hoje são impostos às mulheres. E é precisamente pela marca do machismo que Dandara não é reconhecida ou sequer estudada nas escolas. Lamentavelmente, nem mesmo os movimentos negro e feminista mencionam Dandara com a frequência que deveriam. De um lado, o machismo, que embora conte com o trabalho árduo das mulheres negras, não lhes oferece posição de destaque e voz de decisão. Do outro, o racismo, que só tem memória para mulheres brancas.