Porque uma piscina sempre parece mais rasa do que ela realmente é?
Soluções para a tarefa
Imagine uma piscina vazia. Agora, vá dando passos para trás, e pare exatamente quando você não ver mais o fundo da piscina. O motivo de você não conseguir enxergar é o fato de que os raios de luz que partem do fundo da piscina não conseguem atingir seus olhos.
Agora, sem sair dessa posição, alguém enche essa piscina. O raio de luz percorrerá então, antes de chegar aos olhos, a água da piscina. Quando este raio sai da água e vai para o ar, acontece o fenômeno da Refração. Como a luz se propaga mais facilmente no ar, esse raio de luz tenderá a se afastar da normal, fazendo com que alguns raios de luz tenham condição de atingir exatamente seus olhos, o que dá a falsa impressão de que a piscina é mais rasa.
Uma piscina sempre parece mais rasa do que ela realmente é em virtude da refração dos raios luminosos.
A refração da luz é um fenômeno que ocorre quando a luz que estava se propagando em um determinado meio passa a se propagar em outro meio, e, em virtude dessa alteração, a velocidade de propagação pode ser alterada assim como a direção da propagação dos raios de luz.
A Segunda Lei da Refração - também chamada de Lei de Snell-Descartes afirma que “Os senos dos ângulos de incidência e refração são diretamente proporcionais às velocidades da onda nos respectivos meios”.
Dessa forma, quando o raio luminoso sofre refração da água para o ar, ele sofre um desvio na sua direção, fazendo com que a piscina tenha uma profundidade aparente menor do que a profundidade real.
A superfície entre o ar e a água da piscina forma um dioptro plano.
O Dioptro plano constitui-se em um sistema que apresenta dois meios homogêneos e transparentes e que estão separados por uma superfície plana.
Para calcular a profundidade aparente podemos utilizar a Equação de Gauss para os dioptros planos.
n/p = n'/p'
Saiba mais em,
https://brainly.com.br/tarefa/23687745