Porque uma lampada perto de uma bobina ( solenóide ) acende mesmo se não ligada em qualquer fonte ou tomada ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O experimento consiste em que, ao movimentar um ímã dentro de um solenoide há uma variação do fluxo do campo magnético no solenoide. A variação do fluxo magnético provoca uma corrente elétrica induzida que faz acender a lâmpada, mostrando a indução de corrente elétrica.
A indução eletromagnética é o fenômeno que origina a produção de uma força eletromotriz ou tensão num meio ou corpo exposto a um campo magnético variável, ou também numa bobina móvel na presença de um campo magnético estático. Portanto, podemos dizer que com uma simples movimentação de um ímã próximo a uma espira, isto é, próximo a um circuito elétrico fechado, é possível produzir corrente elétrica induzida pela variação do fluxo magnético.
A produção de corrente elétrica por campos magnéticos recebeu o nome de indução eletromagnética e a corrente gerada por meio desse processo é chamada de corrente induzida. Neste experimento a luz da lâmpada oscila, essa corrente oscilante é chamada também de corrente alternada, é a mesma que temos na tomada de nossas casas. A indução está presente no funcionamento de geradores e motores, desde o motor de um carrinho de controle remoto, até o gerador de uma grande usina hidroelétrica. Essa corrente induzida aparece quando o fluxo magnético varia ao ser aproximado do condutor, essa variação pode acontecer alterando o formato do condutor, ou movimentando o condutor em relação ao fluxo do campo magnético.
Espero ter ajudado!