Porque um solo argiloso ou arenosos é inapropriado para agricultura
Soluções para a tarefa
A deficiência de água em solo arenoso é um fator agravante para a produção agrícola, pois apresenta uma drenagem excessiva devido à sua constituição de areia e pequena retenção de água, favorecendo a lixiviação de nutrientes.
Resposta:
O solo argiloso retém muito mais água, a um determinado potencial, do que o solo de textura média ou arenoso. Após a chuva, os terrenos de solos argilosos, que absorvem bastante água, ficam encharcados.
Explicação:
O solo argiloso, chamado de “solo pesado” possui coloração vermelho-escura, é uma terra úmida e macia, composto por mais de 30% de argila, alumínio e ferro. Todo solo argiloso tem grande microporosidade, contudo, também pode ter grande macroporosidade dada pela agregação (estrutura). O solo argiloso retém muito mais água, a um determinado potencial, do que o solo de textura média ou arenoso.
Após a chuva, os terrenos de solos argilosos, que absorvem bastante água, ficam encharcados. Por outro lado, na época de seca, esse tipo de solo tende a formar uma camada dura e pouco arejada do terreno, prejudicando o desenvolvimento da vegetação.
O manejo de um solo argiloso é diferente daquele que deve ser empregado em solos agrupados em outras classes texturas, pois o teor de argila confere uma série de características físicas e químicas especificas. Essas características do solo argiloso são ditas permanentes, pois a textura do solo dificilmente é influenciada pelo manejo empregado por nós.