Português, perguntado por isaghermann, 1 ano atrás

porque tanta gente passa fome

Soluções para a tarefa

Respondido por Pamribeiro
1
795 milhões é o número de pessoas que passam fome no mundo atualmente, de acordo com a última edição do relatório anual sobre a fome “Estado da Insegurança Alimentar no Mundo 2015”, publicado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (IFAD) e o Programa Alimentar Mundial (PAM). O número, apesar de alto, aponta 216 milhões pessoas a menos do que o registrado de 1990 a 1992. O estudo analisou 129 países de 1990 a 2014 e mostrou que a maioria dos países (72) atingiu a meta dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), da ONU, de reduzir para metade a incidência de desnutrição até 2015.

Apesar dos avanços na produção de alimentos e desenvolvimento econômico de muitas regiões, a fome ainda é uma triste realidade em muitos países. Para Francisco Menezes, consultor de análises políticas da ActionAid (organização internacional presente em 45 países que trabalha no combate à pobreza), coordenador do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e ex-presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), a capacidade de produção de alimentos teve avanços, principalmente por via de tecnologias empregadas nos países mais desenvolvidos. “No entanto, esses avanços raramente beneficiam as populações mais pobres. Ao contrário, por força desse desenvolvimento, agricultores pobres perdem suas terras e veem engrossar na periferia das cidades o contingente de pessoas vulneráveis à fome. Também, na maior parte das vezes, não são geradas políticas que enfrentem essa situação”, enfatiza.

O documento da FAO mostra que em regiões em desenvolvimento, a desnutrição – que mede a proporção de pessoas que não consomem alimentos suficientes para levarem uma vida saudável – caiu para 12,9% da população, em relação aos 23,3% registados em 1990. A percentagem de pessoas que passam fome na América Latina e Caribe diminuiu de 14,7% para 5,5% desde 1990, e a percentagem de crianças desnutridas (abaixo dos cinco anos) também teve redução de 7,0% para 2,7%. Já a África Subsaariana é a região com maior prevalência da desnutrição do mundo: 23%, ou seja, quase uma em cada quatro pessoas.

Perguntas interessantes