Artes, perguntado por arianecadilhac, 8 meses atrás

Porque será que as obras de Aleijadinho foram colocadas na entrada de uma igreja?​

Soluções para a tarefa

Respondido por kamilla688002
3

Resposta:

me desculpa mai eu nao achei resposta

Respondido por pedrohenrique7688
16

Resposta:

Reprodução/TV Globo)

Nascido em Cachoeira do Campo, distrito em Ouro Preto, na primeira metade do século XVIII, Antônio Francisco Lisboa mudou a história da arte no Brasil. Nesta terça-feira (18), celebra-se o bicentenário de morte de Mestre Aleijadinho, como ficou mundialmente conhecido pela deficiência que o acometeu até a morte.

Boa parte da produção artística da oficina de mestre Aleijadinho está concentrada na cidade histórica de Ouro Preto. Mas, está em Congonhas o conjunto do Santuário do Bom Jesus do Matosinhos, com os doze profetas esculpidos em pedra-sabão e os seis passos da Paixão de Cristo.

Igreja São Francisco de Assis, em Ouro Preto, arquitetada por Aleijadinho (Foto: Pedro Ângelo/G1)

Igreja São Francisco de Assis, em Ouro Preto, arquitetada

por Aleijadinho (Foto: Pedro Ângelo/G1)

Entre os ícones da produção do artista está a Igreja de São Francisco de Assis, arquitetada por ele em 1766, além de ter detalhes também de autoria da oficina, como o altar-mor, o retábulo, o frontispício e a fonte-lavabo da sacristia.

Em 1767, morreu seu pai, o arquiteto português Manoel Francisco Lisboa. Mas, como Aleijadinho não era filho legítimo, não foi contemplado no testamento.

Em 1777, Aleijadinho vai à cidade do Rio de Janeiro, para um processo judicial de reconhecimento de paternidade de seu filho, que leva o mesmo nome do avô, Manoel Francisco Lisboa, com uma escrava forra, assim como sua mãe o era quando o mestre nasceu, chamada Narciza Rodrigues da Conceição.

Neste mesmo ano, é detectada uma doença grave, que lhe deforma o corpo e os membros, principalmente as mãos. O apelido Aleijadinho é dado ao artista por causa desta enfermidade, que o faz trabalhar de joelhos após perder os dedos dos pés.

Profeta Oséias, no Santuário Bom Jesus do Matosinhos, em Congonhas (Foto: Pedro Ângelo/G1)

Profeta Oséias, no Santuário Bom Jesus do Matosinhos, em Congonhas (Foto: Pedro Ângelo/G1)

Apesar da doença, o mestre artífice continua trabalhando em sua oficina. Em 1800, o artista trabalhava na execução das estátuas em pedra-sabão dos profetas, localizadas no adro do Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas. Os seis passos da Paixão de Cristo, representados nas capelas em frente ao Santuário, também foram construídos nesta época, também pela oficina do mestre Aleijadinho.

Os profetas e a Paixão de Cristo, em Congonhas, e a Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto, são reconhecidas como as maiores obras do artífice. Aleijadinho deixou para a posteridade, ainda, capelas, igrejas, ornamentações em várias cidades como Sabará, São João Del Rei, Tiradentes, Caeté, Mariana, Felixlândia, Matosinhos, Barão de Cocais e São Paulo (capital), com peças hoje no Palácio dos Bandeirantes.

Anjos no frontispício da Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto, esculpidos por Aleijadinho (Foto: Pedro Ângelo/G1)

Anjos no frontispício da Igreja de São Francisco de Assis,

esculpidos por Aleijadinho (Foto: Pedro Ângelo/G1)

Trabalho

Mesmo sem a herança do pai, por ser filho bastardo, Aleijadinho teve uma vida confortável com os rendimentos de sua oficina. À época, era uma prática comum que mestres de ofícios como ele tivessem “escritórios” com funcionários para executar os projetos contratados. Com Aleijadinho não era diferente. Ele mantinha oficiais, que eram artesãos em nível intermediário, e aprendizes, inclusive seu irmão caçula, padre Felix Antônio Lisboa. Todos eles reproduziam as técnicas usadas pelo mestre para que as obras à sua semelhança.

Esta equipe que trabalhou com o Aleijadinho explica o grande número de obras produzidas pelo mestre, que provavelmente não seria possível se ele trabalhasse só. Esta grande produção, que chegou a ser tema de contestação sobre o “mito” do barroco, é explicada pelas diversas pessoas que trabalharam com ele. Em uma das obras de Sabará, cidade histórica na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi encontrado um contrato de trabalho da oficina de Aleijadinho, onde ele relaciona o número de jornais [jornadas de trabalho] e três oficiais e três aprendizes para tal empreitada.

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