porque se diz absolutismo monarquico se encontrava enfraquecido?
Soluções para a tarefa
Absolutismo Monarquico
Absolutismo é uma teoria política que apregoa a centralização dos poderes numa só pessoa (em geral, um monarca). Entende-se então por absolutismo o processo de centralização política numa pessoa, que dispõe desta maneira de um poder absoluto. A centralização política trouxe consequentemente o absolutismo monárquico, passando o Rei a ser identificado como o próprio Estado e a constituir um dos elementos de unidade nacional, enquanto a população incluindo a nobreza, assumia a condição de fiéis súbditos de um monarca. O Absolutismo monárquico caracteriza-se pela concentração de poderes no Rei. Ou seja, o que caracterizava o absolutismo monárquico é o totalitarismo monárquico ± o poder sem limite, absoluto do Rei. É resultado da evolução política das Monarquias Nacionais, que surgiram na Idade Média, fruto da aliança Rei ± Burguesia. O absolutismo monárquico surgiu assim na Europa no final da Idade Média. Estendeu-se até à Idade Moderna. Na atmosfera política e cultural da Idade Moderna a palavra do Rei era a palavra final, sem possibilidade de contestação. Um exemplo disso é a famosa frase ³O Estado Sou Eu´, proferida por Luís XIV.
Factores do Absolutismo Monárquico
Aliança Rei ± Burguesia: O poder absoluto do monarca surgiu devido à aliança feita entre os reis (que no período medieval não tinham força nenhuma) e a burguesia (a quem interessava a centralização económica para melhorar o desenvolvimento das actividades comerciais). A burguesia possuía um interesse económico na centralização do poder político ± a padronização monetária, dos pesos e das medidas. A adopção de mecanismos proteccionistas garantia a expansão das actividades comerciais. A adopção de incentivos comerciais contribuía para o enfraquecimento da nobreza feudal e este enfraquecimento contribuía, em contrapartida, para a garantia da supremacia do Rei. Reformas Religiosas: A decadência da Igreja Católica e a falência do poder papar contribuíram para o fortalecimento do poder monárquico. Ao longo da Idade Média o poder estava dividido em três esferas
CONCEITO: Entende-se por Absolutismo, o processo de centralização política nas mãos do rei. É resultado da evolução política das Monarquias Nacionais, surgidas na Baixa Idade Média; fruto da aliança rei - burguesia.
Fonte: https://www.mundovestibular.com.br/articles/4399/1/ABSOLUTISMO-E-MERCANTILISMO/Paacutegina1.html