Porque que a voz dos meninos sofrem mais alteração do que a das meninas?
Soluções para a tarefa
Resposta: Por causa dos hormônios na adolescência, a cartilagem da laringe cresce, esticando e aumentando as pregas vocais e também o tamanho do trato vocal (que vai pregas vocais até os lábios, incluindo cavidade faríngea, oral e nasal)
Explicação:
Os hormônios são os grandes responsáveis pela mudança de voz tanto nas meninas quanto nos meninos. Na adolescência, o corpo produz os hormônios que realçam as diferenças sexuais: nas meninas, estrógeno e progesterona, e nos meninos, a testosterona.
Uma dessas mudanças é o crescimento da cartilagem da laringe, onde se localizam os músculos vocais. Com o crescimento da laringe, os músculos vocais - intrínsecos e extrínsecos da laringe - se esticam e aumentam de tamanho, a estrutura vocal muda e a voz fica mais grave para ambos os sexos. Mas o crescimento da cartilagem da laringe é muito maior no corpo masculino, fazendo aparecer o famoso pomo-de-adão. Nas meninas, o estrógeno e a progesterona não fazem tanto efeito na laringe, a alteração na freqüência, é existente porém menor.
Em adultos, no caso das estruturas laríngeas, as pregas vocais dos homens são maiores e mais largas do que as das mulheres.
Então: laringe maior e mais comprida, voz mais grave. Laringe menor e mais curta, voz mais aguda.
Espero ter ajudado!