Porque podemos afirmar que a pressão inglesa para o fim do tráfico de escravos não advém de sua preocupação humanitária com os negros escravizados? Explique relacionando com a revolução industrial
Soluções para a tarefa
Explicação: A revolução industrial em conjunto com o taylorismo-fordismo teve como consequência uma grande demanda de mercado consumidor dos produtos fabricados pela industria.
O fordismo teve como uma das principais características, um sistema verticalizado de produção com a linha de montagem com utilização de esteiras.
Contudo, o que mais marcou a época, foi o conceito de trabalho assalariado dentro das fábricas, a fim de que os próprios proletariados gastem o dinheiro obtido em sua jornada de trabalho nos próprios produtos produzidos nas fábricas.
A pressão da Inglaterra seria para aumentar o mercado consumidor internacional pelos produtos produzidor pelas industrias inglesas.
Mas como o fim da escravidão aumentaria o mercado consumidor ?
Simples, com o fim da escrivadão, os escravos podiam trabalhar de forma assalariada no Brasil e esse salário seria utilizado para comprar produtos ingleses.
Lembre-se que os ingleses tinham monopólio de todo os produtos comercializados no Brasil, por causa da dívida ocasionada do empréstimo que o país fez para pagar sua independência de Portugal.