Sociologia, perguntado por clarinhabarrosp6ok06, 10 meses atrás

porque paramos afirmar que o regime cubano é uma ditadura? Quais características fazem do governo Cubano na ditadura?​

Soluções para a tarefa

Respondido por Pamilale14
1

A Ditadura em Cuba teve início em 1961, dois anos após a Revolução Cubana, liderada por Fidel Castro, que ocorreu em 1 de janeiro de 1959, após a ocupação de Havana pelos revolucionários socialistas.

 

Explicação:

Principais características da Ditadura Cubana:

 

- Existência de partido único, com ausência de eleições diretas para cargos executivos. A política é controlada pelo Partido Comunista Cubano.

 

- Inexistência de democracia.

 

- Organização do estado de acordo com o atrasado e ineficiente modelo marxista-leninista.

 

- Existência de censura e controle dos meios de comunicação (rádios, jornais e canais de TV) por parte do governo. Cuba é considerado, atualmente, um dos países de menor liberdade de imprensa do mundo. Em Cuba, existem apenas rádios, jornais e emissoras de TV estatais, que são usados para doutrinas e alienar o povo, através de notícias manipuladas e amplamente favoráveis ao governo cubano.

 

- Prisão de opositores políticos ou de pessoas consideradas ameaças ao regime ditatorial cubano. Atualmente, existem cerca de 70 mil presos políticos em Cuba, encarcerados em cerca de 200 presídios. Em Cuba, uma simples manifestação de rua, tão comum em países democráticos, pode resultar em prisão por vários anos.

 

- Execução (assassinato através de fuzilamento) de vários opositores políticos, principalmente no governo de Fidel Castro. Houve também, nesse período, relatos de torturas de opositores políticos do governo. Durante o governo ditatorial castrista, milhares de cubanos desapareceram. Em função de pressões internacionais, houve redução significativa nas execuções, a partir de 2003.

 

- Economia controlada pelo Estado.

 

- Defesa de ações contrárias a globalização econômica.

Perguntas interessantes