Geografia, perguntado por BrendaSantos06, 1 ano atrás

Porque os recursos oriundos das exportações nem sempre se refletem na melhoria de vida das populações africanas?

Soluções para a tarefa

Respondido por ClaraTMattos
40
Bom dia, tudo bem?

A África conta com uma população de 900 milhões de habitantes, no qual é equivalente a 14% do total da população no mundo e tem a maior taxa de crescimento em 2,3% ao ano, entre os anos de 2005 e 2010, segundo o FNUAP (Fundo de População das Nações Unidas), com taxas de natalidade em 4,0% e mortalidade em 2,0% ao ano.


A maioria das comunidades africanas são distribuídas em clãs e tribos, onde por viverem isolados tem uma cultura muito particular e conservadora. As religiões nativas predominantes são dos países ao sul do Saara e ao as nações ao norte tem o predomínio do islamismo. Além disso, uma das nações cristãs mais remota é a Etiópia.


Com relação a economia, a África é o que tem menos desenvolvimento. Algumas concentrações de crescimento se dão pela mineração, localizados na África do Sul, Líbia, Nigéria e Argélia. Contudo, isso não é o suficiente para o desenvolvimento e sustento da população africana. Os recursos utilizados para a exportação são, em maioria das vezes, os produtos agrários, no qual não tem alto valor.


Outro fator que colabora para impedir o crescimento africano é o alto índice de corrupção, onde os recursos não voltam com benefício para a população.

Perguntas interessantes