Português, perguntado por Luisdefrancasilva, 1 ano atrás

Porque os movimentos feministas lutavam pelo direito da mulher ao voto no inicio do século xx? Pff e pra hoje a tarde
Dou 20 pontos

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
3
Datam dessa época as primeiras obras de caráter feminista, entre elas a da inglesa Mary Wollstonecraft (1759-1797), autora do livro "Em Defesa dos Direitos das Mulheres", de 1792, sobre educação para mulheres. A obra foi traduzida pela feminista brasileira Nísia Floresta, em 1832.A história do movimento feminista pode ser dividida em três momentos: as reivindicações por direitos democráticos como o direito ao voto, divórcio, educação e trabalho, nos séculos 18 e 19; a liberação sexual, impulsionada pelo aumento dos contraceptivos, no fim da década de 1960; e a luta por igualdade no trabalho, iniciada no fim dos anos 1970. Hoje, grupos feministas ainda buscam avanços no que diz respeito aos direitos reprodutivos, uma briga já ganha em alguns países, mas que enfrenta alas conservadoras em outros.
Nas antigas sociedades mediterrâneas, a mulher vivia uma condição legal limitada e sem direitos políticos. Foi a partir do século 18 que se começou a falar em reivindicação dos direitos da mulher (a palavra feminismo só apareceria apenas no final do século 19), com o advento do Iluminismo (e seus ideais de liberdade e igualdade) e da Revolução Francesa.

E e isso espero ter ajudado S2

Respondido por sabrinaestevam
2
Até o início do século XX, em quase todos os países o voto era direito exclusivo dos homens (principalmente dos homens com maior poder aquisitivo).

No século XX, ocorreram grandes transformações, e desta forma as ativistas se mobilizaram pelo direito feminino em participar da política e assim ficaram conhecidas como sufragistas (aquele que defende a extensão do voto a todos, sem que haja distinção de sexo, origem, poder econômico etc.).

Em meados de 1980 e 1994 mulheres de diversos estados adquiririam o direito ao voto e também de se candidatar a cargos públicos.
Nos Estados Unidos, as estadunidenses conseguiriam este direito em 1920 por mudar sua abordagem, e ao invés de recorrer aos direitos das mulheres, recorreram a democracia em si e aos direitos da raça humana, não de um gênero específico.

No Brasil as mulheres conquistaram este direito em 1932 por intermédio do Decreto nº 21.076 instituído no Código Eleitoral Brasileiro, e consolidado na Constituição de 1934. O Brasil poderia ter sido o primeiro país a conquistar esse direito em 1 de Janeiro de 1891 quando 31 constituintes assinaram a emenda ao projeto da Constituição responsável por conceder o voto a mulher, porém tal emenda foi rejeitada.

Perguntas interessantes