Geografia, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

porque os meteoritos são conhecidos como Jóia do espaço

Soluções para a tarefa

Respondido por NandaZotte
2
Meteoritos são fragmentos de corpos sólidos do Sistema Solar (como asteroides, cometas, planeta Marte, Lua, entre outros) que vagam pelo espaço por milhões/bilhões de anos, atravessam a atmosfera terrestre e chegam até a superfície. Quando ainda estão no espaço interplanetário são denominados meteoroides; assim que entram na atmosfera terrestre tornam-se incandescentes devido ao atrito com o ar que os aquece, passando então a serem denominados meteoros (popularmente conhecidos como estrelas cadentes). A grande maioria dos meteoros se desintegra completamente durante a passagem atmosférica. Só se passa a utilizar o termo meteorito quando o meteoroide consegue vencer a passagem atmosférica e chega até a superfície.

A queda de um meteorito é marcada por um meteoro bem brilhante, denominado bólido, e na maioria das vezes escuta-se estrondos e assovios, uma vez que estão em altas velocidades - para se ter uma ideia, um meteoroide entra na atmosfera terrestre com uma velocidade que varia entre 11 e 72 Km/s.

Quando a queda de um meteorito é observada, classifica-se o meteorito como queda (ex.: o meteorito Varre-Sai e Vicência), já quando o meteorito é simplesmente encontrado no campo, ele é classificado como achado (ex.:o meteorito Bendegó). A maioria dos meteoritos catalogados são classificados como achado. Os meteoritos caem aleatoriamente na Terra, ou seja, eles caem em qualquer ponto da superfície terrestre e em qualquer momento. A nossa atmosfera está sendo bombardeada por material cósmico constantemente. Impactos de grandes meteoritos são mais raros, embora tenham ocorrido com frequência durante o processo de formação da Terra, contudo micro fragmentos com 1 mm de diâmetro impactam com a Terra a cada 30 segundos. Estimativas da NASA indicam que cerca de 40 toneladas de material cósmico atinge a atmosfera terrestre diariamente. 


Perguntas interessantes