porque os médicos fazem uso do choque elétrico para corrigir o ritmo dos batimentos cardíacos ?
Soluções para a tarefa
Choque elétrico nada mais é do que quando uma corrente eletrica corre por nosso corpo.
A corrente usa nosso corpo como condutor, normalmente buscando a terra, que é o “zero” nessa diferença de potencial. Ela interfere nas correntes internas do organismo (que é a maneira com que as informações circulem nos músculos e nervos), dando a sensação de formigamento (quando leves) ou causando queimaduras (quando muito altas).
Nossos músculos e nervos respondem ao serem atravessados por corrente elétrica. Eles se contraem e voltam “ao normal” após esse choque devido a uma polarização das fibras do miocárdio.
O coração é um músculo. Ele precisa de corrente elétrica para realizar sua atividade: bombear sangue. Para que bombeie de forma eficiente, sua ativação elétrica deve ocorrer repetidamente em sequencia apropriada. Num batimento normal, tanto o átrio esquerdo quanto o átrio direito contraem – se quase simultaneamente. Há uma pausa devido à condução da corrente pelo coração,aí os ventrículos contraem –se da mesma maneira que os átrios e deixam o coração relaxar para se encher novamente de sangue.
Quando o coração para (no caso de uma parada cardíaca), um choque estimula - o a voltar a bater (usando o aparelho chamado “desfibrilador” que despolariza as fibras do miocárdio para que o músculo/nervo volte à polarização “normal”).
Mas só o pouco suficiente para que esse leve “espasmo”. Uma corrente muito grande pode atingir niveis que o corpo não agüenta, gerando até queimaduras e parada cardíaca.