Porque os medicamentos precisam de longas pesquisas para serem feitos?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Para não causarem demasiados efeitos secundários;
Para se ter a certeza que não provoca a morte a algumas pessoas;
Para se saber que pessoas não podem tomá-los;
Para se saber se têm interferência noutros medicamentos;
Para se saber as dosagens.
Resposta:
Os primeiros passos para a criação de um novo medicamente ocorrem na etapa de pesquisa, na qual grandes empresas farmacêuticas trabalham muitas vezes em conjunto com startups, universidades e centros de pesquisa. O trabalho consiste inicialmente achar uma molécula promissora (lead), que seja candidata a se tornar uma nova droga, e realizar os primeiros testes e otimização química visando a sua efetividade e segurança.
O potencial medicamento deve seguir, então, para os testes pré-clínicos laboratoriais (in vitro) e em animais (in vivo), com objetivo de determinar se ele é seguro para ser testado em humanos. O dossiê de pesquisa é apresentado aos órgãos regulatórios e a comitês de ética em pesquisa, que aprovam se o novo medicamento pode ser testado em pessoas.
A etapa seguinte, de ensaios clínicos, é a mais longa e custosa do processo, sendo dividida em três fases:
• Fase I – teste inicial de segurança em pequeno grupo de voluntários saudáveis, de forma a definir qual a maior dose possível tolerada por seres humanos e a menor dose que surte algum efeito;
• Fase II – teste de segurança e eficácia em pequeno número de pacientes com a doença, para verificar se o medicamento de fato é efetivo e para definir seu regime terapêutico (frequência, dosagem). A maioria dos produtos experimentais é reprovada nessa fase;
• Fase III – com a dose e o regime terapêutico geralmente definidos, essa fase amplia o número de pacientes testados e avalia a efetividade comparativa da droga em relação aos tratamentos existentes (ou a placebo, se for o caso). Nesta fase, são mapeados também os potenciais efeitos adversos e contraindicações.
Explicação:ele possue varias fases antes de ser testado e aprovado