porque os japoneses migraram para o brasil
Soluções para a tarefa
A imigração japonesa no Brasil começou oficialmente no início do século XX, no ano de 1908. Atualmente, o Brasil abriga a maior população de origem japonesa fora do Japão, com cerca de 1,5 milhão de nikkeis (日系?) (termo usado para denominar os japoneses e seus descendentes). Um nipo-brasileiro (em japonês 日系ブラジル人, nikkei burajiru-jin) é um cidadão brasileiro com ascendentes japoneses. Também são consideradas nipo-brasileiras as pessoas nascidas no Japão radicadas no Brasil.
A imigração japonesa no Brasil teve início oficialmente em 18 de junho de 1908, quando o navio Kasato Maru aportou em São Paulo, trazendo 781 lavradores para as fazendas do interior paulista. O fluxo cessou quase que totalmente em 1973, com a vinda do último navio de imigração Nippon Maru, contando-se quase 200 mil japoneses estabelecidos no país.
Atualmente, estima-se que haja mais de um milhão de nipo-brasileiros, cuja maioria reside nos estados de São Paulo e do Paraná. Segundo pesquisa de 2016 publicada pelo IPEA, em um universo de 46.801.772 nomes de brasileiros analisados, 315.925 ou 0,7% deles tinham o único ou o último sobrenome de origem japonesa.
Os descendentes de japoneses chamam-se nikkei, sendo os filhos nissei, os netos sansei, os bisnetos yonsei e assim por diante. Os nipo-brasileiros que foram ao Japão trabalhar a partir do fim dos anos 80 são denominados dekassegui.
No final do século XIX, o Japão vivia uma explosão demográfica, que com o fim do feudalismo e a mecanização da agricultura levou ao empobrecimento da população.
Com a explosão da I Guerra Mundial, os japoneses foram proibidos de imigrar para os Estados Unidos e eram muito mal recebidos na Austrália, no Canadá e em alguns outros países.
Já o Brasil, que carecia de trabalhadores para os cafezais (na época o governo italiano proibiu a imigração subsidiada de sua gente para São Paulo), tornou-se um dos poucos países no mundo a aceitar imigrantes japoneses.
Diante disso, e também do desejo do governo japonês de espalhar a cultura nipônica pelas Américas, foi firmado um acordo entre os países: o Japão financiava a vinda de japoneses para cá e o Brasil se comprometia em acolhê-los para o trabalho.
O primeiro navio com famílias japonesas chegou em 18 de junho de 1908.
O movimento de imigrantes japoneses para o Brasil teve início em 1908, quando o navio Kasato Maru trouxe a bordo 165 famílias japonesas. Eram, na sua maioria, camponeses de regiões pobres do Japão, que vieram para trabalhar nas fazendas de café do estado de São Paulo.