Porque os integralistas atacaram o palácio Guanabara?
Soluções para a tarefa
Os integralistas eram membros da Ação Integralista Brasileira, versão tupiniquim do fascismo, fundada como partido político em 7 de outubro de 1932. Seu fundador foi o escritor, político e jornalista Plínio Salgado, que contava, inclusive, com um grupo paramilitar.
A princípio apoiaram o golpe de estado dado por Vargas em 1937, com a promessa de espaço político no novo governo. Acontece que uma das ações da nova constituição foi justamente acabar com os partidos políticos. Dá para imaginar que os integralistas não ficaram nada satisfeitos.
E começaram a conspirar contra o Vargas
Espero ter ajudado, créditos ao google, boa sorte ✌❤
Resposta:
Se em 35 foram os comunistas de Prestes, em 38 chegou a vez dos integralistas de Plínio Salgado. O golpe que instituiu o Estado Novo, desfechado no ano anterior, teve o apoio de Plínio Salgado e de sua Ação Integralista Brasileira (AIB). Afinal, a AIB e Vargas tinha um inimigo comum: os comunistas. Mas os integralistas não foram beneficiados pelo Estado Novo como esperavam. A própria AIB terminou fechada, como todos os partidos políticos. Na madrugada de 11 de maio de 1938 tentaram virar o jogo. Atacaram o Palácio Guanabara, então residência presidencial. Foram rechaçados pela guarda do palácio e por parentes de Vargas. Consta que o próprio presidente pegou em armas. A chegada de tropas comandadas pelo ministro da Guerra, Eurico Gaspar Dutra, sufocou de vez a tentativa de levante. Outros ataques deflagrados pela cidade também não tiveram êxito. A edição matutina registrou.