História, perguntado por rebecarleitao, 1 ano atrás

porque os fenicios se organizavam politicamente em cidades estado????
quais sao a diferenca de exodo e diaspora???
o que eram sapatrias???
como funcionava o sistema de correio persa???
SERIO ME AJUDEM POR FAVOR!!!!!!

Soluções para a tarefa

Respondido por Ncloister21467
2
O sistema político fenício foi uma vaga confederação de cidades-estados que, com freqüência, compravam sua segurança, pagando tributo a potências estrangeiras. 
Por volta de 800 a. C., as comunidades de aldeias, fundadas sobre organizações tribais ou de clã, começaram ceder lugar a unidades políticas maiores. À medida que aumentavam o comércio e a necessidade de defesa, as cidades desenvolviam-se em torno de mercados e fortificações defensivas, como sedes de governo para toda uma comunidade. 
Surgiu assim a cidade-estado, a mais famosa unidade de uma sociedade política desenvolvida pelos gregos. Entre as mais conhecidas contam-se Atenas, Tebas e Mégara, no continente; Esparta e Corinto, no Peloponeso, península do sul da Grécia; Mileto, na costa da Ásia Menor; Mitilene e Samos, nas ilhas do mar Egeu. 
As cidades-estados gregos variavam no tocante à evolução cultural. Esparta , por exemplo, sobrepujou muitas de suas rivais. Posição ímpar ocupou Mileto, onde ocorreu um brilhante florescimento da filosofia e da ciência. 
Com poucas exceções, as cidades-estados tiveram evolução política semelhante. Começaram sua história como monarquia. Mais tarde transformaram-se em oligarquias, que foram derrubadas por ditaduras, que governavam ilegalmente. 

Império Persa 
Durante a administração, Dario percebeu que a grande extensão de seu império inviabilizava a manutenção de um sistema político centralizado. Com isso, ele dividiu os territórios persas em províncias chamadas de satrapias. Em cada uma delas havia um sátrapa, que era responsável por cobrar e receber impostos. Além disso, um grupo de inspetores do governo, considerados os “olhos e ouvidos do rei”, fiscalizavam a ação dos sátrapas nas províncias. 




Perguntas interessantes