porque os eclipses lunares não ocorrem com frequência?
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Os eclipses são, sem dúvidas, um dos fenômenos naturais que mais impressionaram a humanidade ao longo dos séculos desde a antiguidade. Tal fascínio era fruto ou de sua beleza ou do mistério que por séculos foi atribuído à ira divina! Entretanto, hoje, conhecemos muito bem como ocorrem os eclipses solares e lunares.
Para ocorrer um eclipse, seja Solar ou Lunar, são necessários três “componentes” básicos: uma fonte de luz, que nesse caso é o próprio Sol, um obstáculo e um anteparo.
No eclipse Solar, a Lua, colocada entre o Sol e a Terra, irá projetar nesta uma sombra. Para os observadores, nesta região de sombra, o Sol fica “invisível”, pois sua luz é bloqueada pela Lua. Eclipses solares ocorrem na fase de lua nova, quando a Lua se coloca entre o Sol e a Terra. Já no eclipse Lunar, Terra e Lua invertem seus papéis, sendo a Terra posicionada entre o Sol e a Lua. Assim, a Terra impede que a luz solar chegue em uma região do espaço (cone da sombra) que será invadida pela Lua. Ao entrar nessa região, a Lua, deixa de refletir a luz solar, se tornando “invisível” para observadores na Terra. O eclipse lunar ocorre na fase de lua cheia.
Respondido por
1
O tempo que separa 2 Luas cheias consecutivas é de 29,5 dias, por isso os eclipses lunares não ocorrem todo mês. Isso somente aconteceria se a órbita da Lua ao redor da Terra estivesse no mesmo plano da órbita da Terra ao redor do Sol.
Perguntas interessantes
Português,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
História,
8 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás