História, perguntado por jpandrade, 1 ano atrás

Porque os ancestrais do gênero homo Sapiens , entraram em extinção?

Soluções para a tarefa

Respondido por jusimon
1
Talvez porque houve o desenvolvimento da espécie. Lei de Darwin.
Respondido por meunomebemaqui
0
Ainda não estar claro por que o mundo só tem lugar para uma espécie, mas há algumas pistas que revelam por que alguns de nossos antepassados foram mais bem-sucedidos do que outros em se adaptar a ele.
Há milhões de anos, quando uma grande variedade de hominídeos vivia lado a lado, eles se alimentavam essencialmente de plantas. "Não há indícios de que eles caçavam grandes animais sistematicamente", afirma o arqueólogo John Shea, da Universidade Stone Brook, em Nova York.
No entanto, conforme as condições mudaram e os hominídeos se deslocaram das florestas para as savanas - mais secas e com vegetação menos densa -, foram se tornando cada vez mais carnívoros.
O problema é que suas presas também tinham menos plantas para se alimentar, portanto havia menos comida disponível. Essa competição acabou levando à extinção de algumas espécies.
Há 30 mil anos, além do Homo sapiens, havia outras três espécies de hominídeos: o homem de Neandertal na Europa e no oeste da Ásia, o hominídeo de Denisova na Ásia e o Homo floresiensis, também chamado de hobbit, na Ilha das Flores, na Indonésia.
Os hobbits podem ter sobrevivido até pelo menos 18 mil anos atrás, quando teriam sido extintos por causa de uma grande erupção vulcânica, segundo evidências geológicas recolhidas na região.
Cientistas sabem muito pouco sobre o hominídeo de Denisova, pois tudo o que se encontrou até hoje de um exemplar da espécie foi um pequeno osso de um dedo e dois dentes.
Já o homem de Neandertal foi mais estudado, tanto por ter sido descoberto há mais tempo como porque há uma grande quantidade de fósseis da espécie.
Leia também: Será que a tecnologia pode ser parceira da natureza?
Mudança climática
As evidências arqueológicas sugerem que o homem de Neandertal perdeu terreno para os humanos modernos, segundo Jean-Jacques Hublin, do Instituto Max Planck de Antropologia Evolutiva, na Alemanha.
Os neandertais foram deslocados de seu habitat pouco depois de terem seus territórios invadidos pelo Homo sapiens, o que para Hublin não é mera coincidência.
O homem de Neandertal já vivia na Europa 200 mil anos antes da chegada do Homo sapiens ao continente. Eles estavam perfeitamente adaptados ao clima frio: usavam roupas, eram ótimos caçadores e usavam sofisticadas ferramentas de pedra.
Estudiosos acreditam que a espécie começou a sofrer para sobreviver quando a Europa passou a experimentar uma rápida mudança climática. A temperatura mudou o habitat, tornando-o menos denso, e o homem de Neandertal não conseguiu adaptar seus hábitos para sobreviver.
O Homo sapiens, já adaptado ao clima das savanas africanas, caçava uma ampla gama de espécies, de grandes aves a lebres e coelhos.
Perguntas interessantes