Porque ocorrem as zonas climáticas ?
Soluções para a tarefa
NO planeta Terra tem uma forma aproximadamente esférica. Por isso, os raios solares não incidem da mesma maneira e com a mesma intensidade, em todos os pontos do nosso planeta. Esse é um dos fatores mais significativos na determinação da localização dos diferentes tipos de climas e da distribuição da temperatura sobre o globo.
Com a intenção de identificar as regiões que apresentam semelhanças na incidência dos raios solares, o globo terrestre foi dividido em cinco Zonas Climáticas ou Zonas Térmicas. Para isso utilizamos as linhas imaginárias (paralelos) que dividem a Terra em: zonas polares, temperadas e intertropical. A distância entre esses paralelos é medida em graus, que partem do Equador, em direção aos pólos:
Explicação:
Com isso, obtém-se uma média da temperatura, dos índices de chuvas, das condições gerais atmosféricas. Apenas depois de anos de observação é que os cientistas conseguem definir o tipo de clima de um local.
São alguns dos principais tipos de climas existentes no mundo: Equatorial, Tropical, Temperado, Subtropical, Mediterrâneo, Frio, Frio de Montanha, Polar, Desértico e Semiárido.
São os principais tipos de climas existentes no Brasil: Equatorial, Tropical, Semiárido, Tropical de Altitude, Tropical Atlântico e Subtropical.
Os climas estão relacionados com o local do globo, divididos em zonas climáticas a partir da Linha do Equador até os polos.