Geografia, perguntado por taynabarbosadas4038, 8 meses atrás

porque o tratamento de lixo é importante

Soluções para a tarefa

Respondido por andrevinimartins
0

Resposta:

De acordo com levantamento da Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), em nosso país, anualmente, são produzidos mais de 79 milhões de toneladas de resíduos. Desse montante, apenas 58,7% recebe o tratamento adequado.

Em áreas de descarte irregular de lixo — os famosos lixões —, grandes quantidades de material orgânico são descartadas junto com outros elementos, como plásticos, metais, produtos higiênicos, baterias, lâmpadas, etc.

Nesses espaços, o chorume produzido pelo lixo orgânico e a água da chuva entram em contato com substâncias químicas, como metais pesados presentes em diversos produtos industrializados.

Ao penetrar na terra, o chorume e a água da chuva carregam todos esses materiais nocivos à natureza e à saúde de pessoas e animais, contaminando o solo e o lençol freático. Ao contaminá-los, toda a rede hídrica, como rios e lagos, é poluída, afetando diretamente a vida da população.

O tratamento de lixo tem como objetivo evitar esse imenso prejuízo socioambiental, que ameaça a qualidade de vida das pessoas e põe em risco todo o ecossistema.

Vale lembrar que lixões são proibidos pela Política Nacional de Resíduos Sólidos. Entretanto, mesmo com a legislação, ainda existem cerca de 3.000 deles no Brasil. Logo, é preciso ficar atento e buscar informações junto à empresa de coleta ou à prefeitura sobre a destinação dada ao lixo descartado pelo seu estabelecimento.

Perguntas interessantes