História, perguntado por Loooh90876, 1 ano atrás

Porque o tratado de versalhes é considerado como um erro diplomático ao fim da 1 guerra? Urgenteeeeee

Soluções para a tarefa

Respondido por carlos1990
1
Tratado de Versalhes foi um armistício (acordo de paz) assinado em julho de 1919, após o término da Primeira Guerra Mundial, entre os dois grupos de nações aliadas que se enfrentaram durante a guerra, isto é, Alemanha e Áustria-Hungria, de um lado, e Inglaterra, França e Estados Unidos, de outro lado. O tratado foi assinado no Palácio de Versalhes, na cidade francesa homônima; por isso, recebeu esse nome.

Antecedentes: 14 pontos de W.Wilson

No período da Belle Époque, que precedeu a Primeira Guerra, prevaleceu uma atmosfera de “paz” entre as principais nações europeias. No entanto, essa paz foi, muito acertadamente, chamada de “pazarmada”, já que havia certa tensão provocada pela modernização da indústria bélica, sobretudo do Império Alemão. O potencial destrutivo da Primeira Guerra, revelado no terror de batalhas como as de Ypres e de Somme, exigiu, após 1918, um processo de revisão da capacidade de agressão por parte das próprias nações envolvidas.

A primeira proposta de uma “paz” diferente da “paz armada” ocorreu por meio dos “14 pontos” elaborados pelo então presidente dos Estados Unidos da América, Woodrow Wilson. O primeiro desses pontos, por exemplo, insistia no estabelecimento de acordos de paz públicos, com claras cláusulas diplomáticas; o terceiro insistia na abolição das fronteiras econômicas para que a interdependência comercial evitasse as hostilidades. Apesar de apreciada, a proposta de Wilson não foi inteiramente aceita. As outras potências vencedoras da guerra, França e Inglaterra, nas pessoas dos líderes Georges Clemenceau e Lloyd George, discordaram em muitos pontos.

Perguntas interessantes