Sociologia, perguntado por karinaborboleta, 1 ano atrás

Porque o trabalho define a essência humana ?

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
5

Para entender melhor qual a importância do trabalho na vida das pessoas podemos aprofundar as reflexões dos teóricos:

Qual a importância do trabalho na vida das pessoas:

1 - Marx: Para o pensador, o trabalhador que vive em sociedade troca sua força de trabalho pelo salário, que é suficiente apenas para ele e sua família se manterem vivos, enquanto o fornecedor do trabalho recolhe a maior parte do  dinheiro, onde no sistema capitalista é o símbolo maior de poder, de prestígio e status social.

Fato este, que prejudica algumas nações em relação ao sistema econômico e político quando utilizado de maneira a entrar em uma corrida contra algum país, tendo um sistema político e econômico baseado no consumo e divisão própria.

2 - Weber: O pensador conceitua a importância do trabalho a partir das formas de trabalho e da ação racional com relação aos fins que ocorrem na burocracia, visando organizar as transações tanto comerciais como estatais, para que funcionem de forma eficiente.

3 - Durkheim: Este, conceitua que o homem é coagido a seguir determinadas regras em cada sociedade, sendo o fato social, que são regras exteriores e anteriores ao indivíduo e que controlam sua ação perante aos outros membros da sociedade, sendo essa a importância do trabalho na vida das pessoas em uma sociedade

Respondido por tatahrocks89
4

Resposta:

Explicação:

Marx pensava no trabalho como essência do homem. O trabalho "é a essência do homem, pois é o meio pelo qual ele se relaciona com a natureza e a transforma em bens a que se confere valor" . Esta noção de trabalho é perfeitamente relacional: o trabalho é relação do homem com o mundo, pela qual aquele transforma este, valorando-o.  O valor atribuído pelo homem ao mundo transforma diz respeito ao modo como o homem retira do mundo sua subsistência.

A relação de trabalho enquanto relação do homem com o mundo é trabalho do homem para si. Porém, esta não é a forma exclusiva da relação de trabalho. O trabalho é também do homem para o outro, medida em que modo de o homem se relacionar com outros homens. A relação de trabalho além de ser homem-mundo, isto é, entre o sujeito e o objeto, é também uma relação homem-homem e, portanto, intersubjetiva. Além de prover a própria subsistência, o homem provê a subsistência de outros homens, seja isto seu próprio fim, seja ela meio para isto. Assim é porque a relação de trabalho enquanto intersubjetiva se especifica de dois modos.

Perguntas interessantes