História, perguntado por deaejurodrigues461, 1 ano atrás

porque o territóriporque o território da palestina foi tão disputado por hebreus, cananeus e filisteus respostao da palestina foi tão disputado por hebreus, cananeus e filisteus

Soluções para a tarefa

Respondido por Miriagata
8
fiz um trabalho sobre isso vou mandar agora:A Palestina, sendo um estreito trecho de favorável passagem entre a África e Ásia, foi palco de um grande número de conquistas, pelos mais variados povos, por se constituir num corredor natural para os antigos exércitos. Os povos mais antigos da Palestina foram: os cananeus, filisteus e hebreus. A princípio ela foi conquistada, em meados do século XV a.C. por faraós, vindos do Egito. E esteve organizada em cidades-Estado sob a hegemonia egípcia, mas com o enfraquecimento do poder egípcio em finais do século XIII a.C., chegaram então à Palestina sucessivas levas de imigrantes ou invasores vindos do norte e do noroeste, das ilhas ou do outro lado do Mediterrâneo.
Canaã

Mas se não era “palestina”, que nome a região tinha? Muito bem… no início a região chamava-se Canaã e era habitada pelos cananeus, semitas (o termo Semita tem como principal designação o conjunto linguístico composto por uma família de vários povos, entre os quais se destacam os árabes e hebreus, que compartilham as mesmas origens culturais), que fundaram cidades e tentaram impedir a entrada de outros povos nômades, mas no fim do II milênio começaram a entrar em Canaã somente as tribos hebraicas.

O nome palestina é algo “atual”, dado pelo antigo império britânico. Os historiadores costumam designar os novos moradores que vieram com o passar do tempo com a expressão “povos do mar”. Esses povos parecem ter-se fixado sobretudo ao longo da costa. Os mais conhecidos entre eles são os filisteus e os fenícios. Por ser o povo mais famoso, os filisteus formaram reinos maiores, que se fixaram sobretudo no sudoeste (costa, oeste do Neguev e Chefela). Aí fundaram vários pequenos reinos (Gaza, Asdod, Ascalão, Gat e Ekron).

Com o desenrolar da história, analogamente (ui que palavra bonita!) aos reinos filisteus constrói-se um reino hebreu que posteriormente foi dividido em dois: o reino de Israel (no norte da Palestina) e o reino de Judá (pequeno, na zona de baixas montanhas do sul). E… é impossível que duas potências na mesma região não entrem em guerra.

Os Hebreus

Os hebreus também eram semitas, originários do deserto da Arábia, provavelmente eram nômades mas fixaram-se na agricultura quando começaram a habitar em Canaã. Eles obedeciam a líderes aos quais denominavam de Patriarcas, que nada mais eram do que chefes de família e magistrados (governantes) com autoridade absoluta.

Os principais patriarcas foram: Abraão (a partir dos seus filhos se desenvolveram três das maiores vertentes religiosas da humanidade: o judaísmo, o cristianismo e o islamismo). A Bíblia diz que Abraão, obedecendo as ordens do Deus único, saiu de suas terras na Caldéia, com seu povo e seus bens, indo em direção a Canaã. Isaac, filho de Abraão. E Jacó (filho de Isac) que teve 12 filhos que tornaram-se os chefes das 12 tribos de Israel (um dos filhos de Jacó, chamado José, chegou a ocupar o cargo de vice-rei do Egito).

Moisés e o êxodo

Um dos momentos mais tensos da história dos hebreus é o período onde eles vivem como prisioneiros (escravos) no Egito. Lá nasceu Moisés,  em período complicados para o povo hebreu, por vezes adorando a outros deuses e abandonando a religião. Moisés foi responsável por reafirmar a ligação do povo com Jeová (um dos muitos nomes do Deus cristão e também, Deus dos hebreus) através dos dez mandamentos. Assim, predestinado por Deus a remover seu povo do Egito, ele negociou a saída com o faraó, não sendo ouvido, ele anunciou as pragas do Egito. Feitas por Deus, as pragas foram responsáveis pela “concessão” de sua saída pelo faraó.  Digo concessão pois o faraó mudou de ideia no último minuto e assim se fez a famosa cena da travessia do mar vermelho. Assim, do Egito, ele rumou para a “terra prometida” (de volta á Canaã). Esse episódio é conhecido como Êxodo.Depois da morte de Moisés, Josué, um ajudante de moisés durante o êxodo liderou o povo de Israel na conquista das cidades-Estados da terra de Canaã, por esse tempo, os hebreus mantiveram-se unidos, mas com a morte de Josué, a tribo perdeu sua unidade e se separaram, governadas por seus anciãos que em época de guerra eram governadas por líderes militares chamados de Juízes. Os principais juízes foram: Otoniel, Barac, Gedeão, Jefté, Sansão (aquele que perdeu as forças após Dalila lhe cortas os cabelos), Heli e Samuel.

Samuel é considerado o de maior importância pois tornou-se o último juiz hebreu. Ele proclamou Saul como o primeiro rei hebreu, e novamente eles se tornaram uma única tribo e, unidos eles combateram os Filisteus (leiam novamente sobre eles acima), que agora haviam tomado conta de Canaã.





Perguntas interessantes